Notícias

Volta às aulas: momento de acolhida e integração

Após tantos meses de atividades a distância, o esperado momento do retorno presencial aconteceu. No dia 1.º de fevereiro, com muita alegria, a equipe do Colégio São Luís recebeu os estudantes na volta às aulas. Nesse início, o retorno aconteceu de forma gradual e em conformidade com as orientações das autoridades competentes.

Geralmente, o início do ano letivo é um período de expectativas por parte dos estudantes, que ficam ansiosos para conhecer seus novos colegas e professores. Em 2021, com as mudanças na rotina impostas pela pandemia de Covid-19, esse sentimento foi ainda mais intenso. Com certeza, a volta ao colégio foi um momento muito esperado por todos.

Nos primeiros dias, os estudantes do Pré I até a 3.ª série do Ensino Médio participaram de atividades que promoveram momentos de integração. “Os encontros tiveram a natureza de acolhida, de orientações sobre os procedimentos para o uso das ferramentas e de avaliação diagnóstica da aprendizagem desenvolvida nesses meses de isolamento”, explica Laurindo Cisotto, Orientador Educacional do 5.º ano e Orientador Geral do CSL.

Max Rocha, coordenador da área de Ciências Humanas, explica que a semana da acolhida contemplou diversas atividades que variaram série a série. Ele ressalta que “a Educação Infantil e Ensino Fundamental I tiveram atividades conjuntas visando a retomada dos conteúdos aprendidos no ano anterior, mas também momentos em que os alunos expressaram características individuais para fortalecer o vínculo com os demais integrantes do grupo e atividades lúdicas como bingo, elaboração de autorretrato, apresentação de aspectos próprios, entre outros”.

No Ensino Fundamental II, um dos focos da semana da acolhida foi o fortalecimento do vínculo entre os estudantes e os docentes. “Nesse momento de retorno presencial, depois de um longo período de ensino remoto, priorizamos dinâmicas de integração e o cuidado com os aspectos socioemocionais”, explica Beatriz Gallian, coordenadora do Ensino Fundamental II.

O envolvimento dos professores proporcionou momentos de união, leveza e alegria entre todos. “Essa alegria esteve presente durante todo o acolhimento dos estudantes e os olhinhos de cada aluno brilhavam ao encontrar cada pessoa conhecida ou nova com quem poderiam compartilhar o espaço da escola”, conta Mônica Polonio, orientadora educacional do 6.º ano EFII.

Nessa volta às aulas, além dos aspectos socioemocionais e da retomada das atividades curriculares, uma dimensão muito importante foi abordada com as turmas: os protocolos de biossegurança. “Nesse tempo, promovemos atividades de acolhida, socialização, organização de estudos e ressaltamos a importância dos protocolos de saúde (lavar sempre as mãos, utilizar álcool em gel, manter o distanciamento, usar a máscara etc.).”, explica Thiago Camargo, orientador educacional do 9.º ano do Ensino Fundamental II e da 1.ª série do Ensino Médio Integral.

No Ensino Médio Integral, as atividades de acolhida promoveram a integração entre todas as séries do segmento. “Sabemos que cada série tem a sua característica, mas sabemos também da importância de atividades que permeiam o socioemocional serem realizadas com todos. No CSL, a convivência entre os estudantes é incentivada. Aqui, a distribuição das salas de aula no andar do Ensino Médio é mesclada justamente para promover essa convivência entre o segmento como um todo. A gente sabe o quanto é importante para esses jovens a relação com os outros.”, conta Ana Paula Bellizia, orientadora educacional da 2.ª e da 3.ª série do Ensino Médio Integral.

“Nesse tempo, promovemos atividades de acolhida, socialização, organização de estudos e ressaltamos a importância dos protocolos de saúde […]”

Thiago Camargo, orientador educacional

As atividades do Ensino Médio Integral tiveram como foco a integração dos alunos que estavam on-line e presencial. “Nessa dinâmica, a gente misturou um grupo que estava aqui na escola com um grupo que estava em casa, para que eles conversassem entre si, para que descobrissem pontos em comum. Com isso, eles tiveram contato com diversos grupos e a atividade promoveu uma maior afinidade”, afirma Ana Paula.

Desde o ano passado, os estudantes das três séries do Ensino Médio Integral têm um horário na grade curricular reservado à mentoria. Com isso, semanalmente, eles têm a oportunidade de contar com um professor mentor, que os orientará em diversos aspectos como a orientação profissional e a organização dos estudos.

Na semana de volta às aulas, os estudantes tiveram o primeiro contato com o mentor que os acompanhará ao longo do ano. “Inspirado no formato do Roda Vida, os alunos fizeram perguntas para os mentores em relação à vida pessoa, profissional, desafios etc.”, conta Ana Paula. Ela explica que essa é uma das dinâmicas que serão realizadas ao longo do mês e completa: “Esse primeiro mês de mentoria é um período de criação de vínculos do mentor com a turma”.

O Colégio São Luís deseja um ano de muitos aprendizados para todos!