Notícias

Biblioteca: conheça a programação de 2021

Espaço de cultura, música e literatura no Colégio São Luís

Intencionalmente localizada no centro do prédio, a Biblioteca do Colégio São Luís é um convite para os estudantes fazerem da vida escolar uma verdadeira jornada em busca do conhecimento. Com o objetivo de valorizar ainda mais esse espaço, a Coordenação da área de Linguagens do CSL e a equipe da Biblioteca planejaram uma série de iniciativas e ações para 2021.

Durante a fase emergencial do Plano São Paulo, alguns eventos da Biblioteca acontecerão nas salas da BIBLIOTECA VIRTUAL, no Teams (Entre na sua biblioteca, no Teams, para ver a programação do seu segmento). De acordo com Paula Marques, coordenadora de Linguagens, as oficinas, os clubes de leitura, as leituras compartilhadas, as discussões literárias, dentre outras ações, continuam mesmo durante o período das atividades a distância. Confira a programação completa:

Vitrine literária
Utilização das paredes de vidro da Biblioteca como uma vitrine dos trabalhos de leitura realizados pelos alunos. A proposta é organizar exposições sobre autores ou obras literárias.

Clube de Leitura/Tertúlia Literárias
A equipe da Biblioteca organizará encontros presenciais ou on-line para que os/as estudantes falem sobre leituras. Serão momentos livres, autônomos, de fala e de escuta sobre leituras.

Passaporte de leitura
Elaboração de um passaporte para que os alunos recebam os registros de suas leituras ao longo do ano. Iniciaremos a proposta com o Pré 2.

Nichos de leitura
A Biblioteca contará com espaços para leituras específicas (estante da coleção Rainha Vermelha, por exemplo).

Encontro com autores
Encontros on-line ou presenciais com diferentes autores para que os alunos enriqueçam ainda mais seu repertório cultural.

Série de vídeos: O que você vai ler neste mês?
A série O que você vai ler neste mês? será divulgada no Instagram do colégio e terá como público a família São Luís. Isso significa que nosso objetivo é trazer, todo início do mês, sugestões de leituras feitas pela comunidade do colégio.

Contação de histórias
– Cozinha e Literatura: contos deliciosos – contação de histórias no espaço do refeitório que, a partir de contos regionais, tragam alimentos tipicamente brasileiros e saudáveis.
– Mia conta – projeto em que alunos do Ensino Médio preparam contação de contos de Mia Couto para os alunos do Ensino Fundamental 1.

Oficinas no intervalo
Oferecimento de oficinas de Anime, Mangá, Ficção Científica e Poesia. Além da organização de partidas de RPG.

Exploração Literária
Por meio de trilhas traçadas a partir da sala de aula até a biblioteca, os alunos se envolverão em situações lúdicas de leitura.

Julgamentos Literários
Organização de debates sobre diferentes temas e área do conhecimento.


Speaking Competition
Espaço para disputa de discursos temáticos.

Som do meio-dia
Ao meio-dia, a biblioteca será tomada por música clássica. Será apresentado um compositor por mês por meio de sua produção musical e de produção escrita feita pelos alunos do 6º ano. Dessa forma, além de educar para a escuta, educaremos para a leitura e produção contextualizadas.