Notícias

Clubes Temáticos do CSL

Em entrevista, Rafael Araújo, coordenador do Ensino Médio Integral fala sobre iniciativa organizada pelos próprios estudantes

Às terças-feiras, às 16h30, alguns alunos do Ensino Médio Integral se reúnem virtualmente para conversar sobre cinema. No encontro, refletem sobre diferentes aspectos das narrativas dos filmes escolhidos e compartilham as reflexões que as histórias provocam em cada um deles.

Essa é a dinâmica do Clube do Cinema, iniciativa criada pelos próprios estudantes. Além desse, atualmente, existem no Colégio São Luís mais cinco clubes que abordam diferentes temas. Os alunos são os responsáveis por organizar e gerenciar as atividades e, com isso, exercitam a autonomia e o olhar crítico.

Rafael Araújo, coordenador do Ensino Médio Integral, fala sobre a iniciativa. Confira a entrevista:

Qual é a ideia dos Clubes? Quando surgiram e quem participa?

Os Clubes Temáticos do CSL surgiram como uma consequência da implantação das Atividades Complementares no Ensino Médio Integral. Todos os anos, os estudantes precisam cumprir uma quantidade de créditos de atividades como uma forma de complementação e enriquecimento curricular.

“A ideia é que esses espaços sejam uma forma de aprendizado ativo e interdisciplinar, mas que também sejam espaços de socialização e diversão”

Nesse contexto, os alunos foram motivados a criar Clubes Temáticos, com um conjunto de atividades e uma programação que dialoguem com o currículo do CSL. Então, eles mesmos se juntam, definem os dias e os horários dos encontros, elaboram o cronograma e as atividades a serem desenvolvidas. Ao final do ano, comprovam as participações e ganham os créditos correspondentes.

A ideia é que esses espaços sejam uma forma de aprendizado ativo e interdisciplinar, mas que também sejam espaços de socialização e diversão. Qualquer estudante do Ensino Médio pode participar! Ao participar de um clube, os alunos conhecem pessoas de outras turmas e séries, ocupam seu tempo com a troca de informações com os colegas, ampliam seu repertório cultural e argumentativo e fazem novas amizades. Temos valorizado ao máximo os espaços de integração entre turmas. É uma forma de convivência com novas pessoas, que possuem outras referências e experiências. Entendemos que atividades assim são fundamentais para fortalecer vínculos e ampliar a rede de apoio dos estudantes do Colégio, especialmente no momento de pandemia em que vivemos.

Quais as particularidades de cada clube?

Hoje, temos 6 clubes constituídos, mas novos clubes podem ser propostos. Os clubes de Leitura e RPG foram fundados no ano passado e vêm funcionando desde então. Foram os primeiros clubes. Esse ano surgiram os clubes do clima, de cinema, de música e de esportes. No clube de leitura, os participantes definem um livro por mês, leem, discutem e o avaliam. No de RPG, jogam juntos, aprendem e discutem as regras. No de cinema, definem um filme para cada um assistir em sua casa e depois se reúnem para discuti-lo. No de esportes, os estudantes atualizam as mesas de debate esportivo considerando o uso e a aplicação das regras, bem como as adaptações que os esportes vêm sofrendo. No clube de música discutem músicas, períodos e gêneros musicais. No clube do clima debatem a questão ambiental e pensam ações relacionadas à sustentabilidade e à consciência ambiental.

“Com os clubes, esperamos que os estudantes desenvolvam a autonomia e a criatividade. Além disso, os clubes também são espaços de desenvolvimento das competências curriculares”

O que os clubes ajudam os alunos a desenvolver?

Com os clubes, esperamos que os estudantes desenvolvam a autonomia e a criatividade. Além disso, os clubes também são espaços de desenvolvimento das competências curriculares. Ao longo das atividades os estudantes expandem seu repertório cultural, ampliam a capacidade de comunicação e de lidar com as ferramentas tecnológicas. Dependendo dos temas de cada reunião ou atividades propostas, são desenvolvidas a competência lógico-analítica e a político-social. Por fim, a competência intrapessoal. Durante a quarentena, a participação nos clubes é uma excelente oportunidade para que cada estudante cuide de sua saúde emocional e, com isso, possa encontrar meios de organizar seu tempo e realizar projetos pessoais.

Quem acompanha os estudantes nessas ações?

Os clubes têm autonomia para funcionar. Ao longo das atividades, as reuniões são registradas por meio de atas e relatórios feitos pelos próprios alunos. Então, a validação e o acompanhamento são de responsabilidade da equipe de série. Mas os educadores têm se interessado em participar também. No clube do clima, por exemplo, os dois professores de Geografia já estão envolvidos. Aos poucos, vamos desenhando a participação dos docentes conforme suas afinidades e interesses, mas a ideia é que a autonomia dos estudantes seja preservada. Os professores participarão trazendo novos repertórios para as discussões e, com isso, os estudantes poderão fazer relações dos temas tratados nos clubes com os conteúdos discutidos em aula.

Quer conhecer mais sobre os Clubes do CSL? Então, veja a mensagem dos alunos: