Notícias

Colégio São Luís recebe carta aberta de Coletivo Antirracista de Mães, Pais e Responsáveis

Colégio São Luís se declara um colégio antirracista

Nesta quarta-feira, 19 de maio de 2021, um Coletivo Antirracista de Mães, Pais e Responsáveis do Colégio São Luís entregou oficialmente ao diretor-geral do Colégio São Luís, Pe. Edison de Lima, SJ, uma Carta Aberta à Comunidade do Colégio São Luís, assinada por mais de cem mães, pais e responsáveis, na qual encorajam a comunidade educativa a dar passos mais consistentes na implementação de medidas de equidade étnico-racial, ampliando as ações que visam corrigir desigualdades raciais e sociais, que garantam o direito dos estudantes de conhecer as histórias e culturas afro-brasileiras, que compõem a identidade do povo brasileiro e incrementem a adoção de estratégias pedagógico-administrativas de valorização da diversidade étnico-cultural.

O Coletivo Antirracista surgiu em 2020, quando várias famílias que têm seus filhos e filhas matriculados na rede privada da educação básica na cidade de São Paulo mobilizaram-se para reivindicar e trabalhar por escolas mais inclusivas e diversas. A Liga Interescolas por Equidade Racial e o movimento Escolas Antirracistas são coletivos e redes formados por essas famílias, dos quais também participam mais de cem famílias do Colégio São Luís.

Desde então, o CSL estabeleceu um diálogo fraterno e colaborativo com o Coletivo Antirracista de Mães, Pais e Responsáveis do Colégio São Luís, que vem ao encontro da educação humanista que os colégios da Companhia de Jesus se propõem, cuidando sempre do combate a qualquer tipo de discriminação, preconceito e reconhecimento de direitos e a superação das desigualdades.

Importante considerar que mais de 80% dos alunos das escolas privadas em nosso país são brancos e a representatividade de colaboradores docentes e não docentes negros nessas mesmas escolas é ainda pequena. “Sabemos que esses dados refletem o racismo estrutural que marca a sociedade brasileira e que nossa instituição não está imune a reproduzir as desigualdades estruturais, mesmo quando se compromete intensamente com a construção de um mundo fraterno e igualitário, que evocam uma missão de reconciliação e justiça, próprios da tradição jesuítica”, comenta Padre Edison de Lima, SJ. “Por esse motivo, somos gratos às famílias e a outros grupos e pessoas de boa vontade que têm apresentado com veemência a urgência histórica de nos comprometermos com o antirracismo no cotidiano escolar”, completa.

O Colégio São Luís é um colégio antirracista

Em carta resposta ao Coletivo Antirracista de Mães, Pais e Responsáveis, o Colégio São Luís, ao completar 154 anos de compromisso com uma educação baseada em valores humanísticos, declara-se como uma instituição antirracista, em total acordo com a sua missão educativa.

Comprometido com uma educação integral e integradora que se propõe formar “homens e mulheres para os demais”, o CSL desenvolve em seu currículo temas que valorizam a diversidade e combatem preconceitos, discriminações, barreiras entre indivíduos, povos e culturas. Ademais, segue aprimorando atividades em sala de aula sobre a desconstrução de estereótipos, exortando a inclusão de mais intelectuais negros em suas listas de leituras essenciais, incentivando os alunos em atividades extracurriculares que encorajam o pensamento crítico e o exercício da justiça, solidariedade e da cidadania.

Para ampliarmos o compromisso de ser um colégio antirracista, criou-se um Grupo de Trabalho, formado por colaboradores docentes e não docentes, comprometido a refletir e planejar ações de letramento da comunidade educativa para assumir, segundo os valores do Evangelho, o combate às discriminações, por meio de medidas que viabilizam a diversificação do corpo de colaboradores docente e não docente, além de incremento curricular que possibilita discutir as pautas étnicas, raciais e culturais. Tais medidas visam tornar o Colégio São Luís cada vez mais um lugar de cuidado e acolhimento.

Conforme a carta resposta da direção-geral do Colégio São Luís ao Coletivo Antirracista de Mães, Pais e Responsáveis, “as ações realizadas no âmbito curricular e extracurricular visam cumprir e extrapolar a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem no currículo oficial da educação básica a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, de modo a corrigir a sistemática exclusão do pensamento negro e indígena dos currículos escolares e instruir os alunos sobre as relações raciais e o racismo estrutural, produtor de desvantagens históricas herdadas de um passado de escravização e exclusão.”

A Carta Aberta à Comunidade do Colégio São Luís enviada pelo Coletivo Antirracistas de Pais, Mães e Responsáveis e a Carta Resposta do Colégio São Luís podem ser acessadas nos links, abaixo.

Carta Aberta
Resposta ao Coletivo Antirracista de Mães, pais e Responsáveis