Notícias

Alunos ganham destaque em competição internacional

Estudantes do 9º ano conquistaram menção honrosa na Maratona de Criatividade 2021

A capacidade de transformar um assunto, por mais complexo que seja, em algo interessante e que prenda a atenção é um desafio. Essa habilidade de contar histórias, chamada também de storytelling, é muito valorizada nos dias de hoje, pois é uma técnica utilizada para engajar e informar as pessoas.

Os estudantes que participaram da edição 2021 da Maratona de Criatividade, promovida pela Full Sail University, instituição localizada na Flórida (Estados Unidos), tiveram a oportunidade de exercitar essa habilidade, por meio da produção de um vídeo curto, em inglês, que deveria propor soluções para ajudar a humanidade a alcançar ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

alunos do 9º ano aceitaram o desafio e produziram um vídeo sobre igualdade de gênero, o 5º ODS

Lorenzo Petroni, Manuela Fernandes, Maria Cristina Lazzarini, Maria Fernanda Saiki e Maria Rita Miragaia, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio São Luís, aceitaram o desafio e produziram um vídeo sobre igualdade de gênero, o 5º ODS (veja o vídeo no final do texto).

“O objetivo dessa narrativa é mostrar para as pessoas como essa situação está sendo vivenciada hoje e como podemos alcançar a meta do 5º ODS para 2030. No vídeo, simulamos o dia a dia de um homem e de uma mulher, mostrando as desigualdades que vivemos no nosso cotidiano, e depois como conseguimos acabar com elas”, afirma a estudante Manuela.

Com o vídeo, o grupo conquistou menção honrosa de melhor storytelling, capacidade de contar histórias relevantes. A professora de Química Adriana Paolillo explica que “ao participar da competição, os estudantes compreendem melhor os ODS da Agenda 2030 da ONU, pensam em soluções viáveis para alcançar esses objetivos; exercitam a originalidade, a criatividade e a expressão artística e desenvolvem técnicas de filmagens e edição”.

O professor de Inglês Edwin Vieira conta que “ao participar de competições internacionais, os alunos também têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula e ainda entendem a relevância da língua para uma comunicação global”, afirma.

A competição envolveu estudantes dos Estados Unidos, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Índia, México e Porto Rico. A conquista da menção honrosa é motivo de muito orgulho para os estudantes, as famílias e o CSL. “Quando ficamos sabendo do resultado o sentimento foi de muita alegria e surpresa! Nosso grupo trabalhou duro nesse vídeo, todos a distância, pesquisando e gravando, pensando num projeto comum. Não esperávamos receber esse prêmio, afinal é a nossa primeira participação na maratona”, conta Lorenzo.

“Quando ficamos sabendo do resultado o sentimento foi de muita alegria e surpresa! Nosso grupo trabalhou duro nesse vídeo, todos a distância, pesquisando e gravando, pensando num projeto comum”

Lorenzo Petroni, aluno do 9º ano

Devido à pandemia, a cerimônia de premiação foi realizada on-line e aconteceu no dia 1º de maio. A aluna Maria Rita diz que participar de uma maratona internacional foi um desafio, “algo diferente de tudo que já tínhamos feito. Porém, este ano, o que tornou mais desafiador foi o contexto em que vivemos por conta do coronavírus. Tivemos que elaborar nosso vídeo 100% em nossas casas, o que dificultou nossa produção. Ainda assim, nos certificamos de que seria um trabalho de qualidade e nos empenhamos muito. Conquistar esse prêmio em tempos de pandemia nos faz sentir ainda mais orgulhosos e contentes!”, afirma.

A participação na competição e o apoio dos professores Edwin e Adriana permitiram o grupo desenvolver diferentes habilidades. “Acreditamos que a maratona nos ajudou a ter foco, ou seja, tínhamos que escolher um dos ODS e precisávamos nos aprofundar nesse que tínhamos escolhido, no caso, o 5º ODS, de igualdade de gênero. Então, foi muito importante colocarmos em um vídeo o que pensávamos sobre o assunto. Quando ficamos sabendo que tínhamos feito o vídeo com a melhor narrativa, ou seja, com nossas opiniões, que foram tão exercitadas na produção, ficamos muito felizes, foi um reconhecimento”, ressalta a aluna Maria Cristina.

A estudante Maria Fernanda relembra como surgiu a ideia de participar da Maratona de Criatividade. “Um dos fatores que nos motivou fazer a inscrição da maratona foi saber que poderíamos falar de temas que estão presentes em nosso cotidiano, mas que nem sempre temos espaço para discutir. Então, ficamos empolgados para participar de uma competição tão grande, que envolvia vários países e que tinha como objetivo principal nos fazer refletir sobre questões sociais, nos dando a oportunidade de propor soluções”, conclui.

Veja a produção dos alunos: