Notícias

Viva São Luís Gonzaga!

No dia 21 de junho, celebramos São Luís Gonzaga, padroeiro de nosso Colégio e exemplo de doação e entrega ao próximo

Nascido em Castiglione (Itália), em 9 de março de 1568, Luís era o primogênito da família Gonzaga. Como pertencia à nobreza, recebeu impecável formação e frequentou os ambientes mais sofisticados da corte italiana. No entanto, seu coração nunca esteve preso à sedução do luxo, das honras ou do poder.

Ao ler as cartas dos missionários jesuítas e seus grandes feitos, Luís sentiu o chamado para seguir Cristo na Companhia de Jesus. Aos 14 anos, ele abdicou dos bens materiais e decidiu seguir os caminhos da fé, da entrega e da caridade, ingressando no noviciado jesuíta.

Que a vida de São Luís Gonzaga inspire nossa comunidade educativa na mesma fé e caridade!

Após essa etapa, ele foi para Roma, onde iniciou os estudos de Teologia. Nesse tempo houve uma grande epidemia de diversas doenças, que fez muitas vítimas. Luís, compadecendo-se dos que sofriam, tornou-se incansável no socorro e na ajuda aos pobres e abandonados. Tal dedicação o levou a ser acometido também pela mesma epidemia. Morreu com apenas 23 anos, no dia 21 de junho de 1591.

Em 1726, Luís foi canonizado e proclamado padroeiro dos jovens. Por sua entrega em favor dos enfermos, São João Paulo II o declarou também padroeiro dos enfermos com HIV, em 1991.

Luis enfrentou experiências variadas: doenças, perigos mortais, defeitos dos homens (ambições, imoralidades, escândalos), estudos, viagens (pessoas e ambientes), obstáculos a seus projetos, más inclinações (orgulho, fascínio das glórias) e distorções na vida espiritual. Não se acomodou ao comportamento alheio, soube ser senhor de si e fez seu caminho à luz da fé, da esperança e do amor de Cristo.

“Cristo, nosso Senhor, pelo grande amor que tem por nós, suas criaturas, quis que se fizesse especial memória de alguns santos, a fim de que fossem nossos protetores e nos socorressem em nossas necessidades espirituais e materiais e nos dessem ocasião de imitar suas virtudes”. (escrito de São Luís Gonzaga)

Que a vida de São Luís Gonzaga inspire nossa comunidade educativa na mesma fé e caridade!