Notícias

Celebrações da Primeira Comunhão

Cerimônias foram presididas pelo Pe. Edison de Lima e reuniram 89 crianças

Na catequese, as crianças conhecem e criam intimidade com Jesus Cristo e seu modo de viver, amar e servir ao próximo. Após um período de aprofundamento da fé e de preparação, aconteceram as celebrações da Primeira Comunhão, nos dias 12, 13 e 19 de junho, na Capela Nossa Senhora do Bom Conselho.

As cerimônias foram presididas pelo Pe. Edison de Lima, diretor-geral do Colégio São Luís, e reuniram 89 crianças e seus familiares e amigos. Um momento de grande alegria para a comunidade educativa do CSL.

“Focamos a experiência, sobretudo, na troca entre as crianças, nas partilhas do momento que vivíamos, buscando no Evangelho a esperança de tempos melhores no próprio Cristo”
Cleber Silveira, coordenador de Formação Cristã

Durante a pandemia, a caminhada dos estudantes na catequese enfrentou desafios, mas também foi um período de superação das dificuldades. “Os encontros de catequese de Primeira Eucaristia começaram em meados de fevereiro de 2020. Então, quando passamos às atividades exclusivamente on-line, havíamos tido apenas quatro encontros presenciais. Assim, precisamos rapidamente adaptar as experiências da catequese para esse novo formato”, afirma Cleber Silveira, coordenador de Formação Cristã.

O educador conta que a equipe teve de lidar com os diferentes sentimentos despertados nos estudantes por conta da pandemia e do isolamento social. “Desde euforia e expectativa pela volta até frustração, cansaço, desânimo pelo quadro prolongado de isolamento. Procuramos fazer que os encontros on-line da catequese despertassem nas crianças um momento de troca de vivências e de fé no que há de vir”, explica Cleber.

Ao longo desse período de formação a distância, a escuta atenta e a partilha dos encontros foram fundamentais para ajudar as crianças a chegarem até o dia da celebração da Primeira Comunhão. “Focamos a experiência, sobretudo, na troca entre as crianças, nas partilhas do momento que vivíamos, buscando no Evangelho a esperança de tempos melhores no próprio Cristo”, finaliza.