Notícias

Expedição virtual pelo centro histórico de São Paulo

Turma da 2ª série do Ensino Médio Integral IB acompanhou a atividade de forma on-line

Nesta semana, os professores do Ensino Médio Integral IB (International Baccalaureate) realizaram uma expedição virtual pelo centro histórico de São Paulo. A aula foi transmitida ao vivo via TEAMS para a turma da 2ª série e conduzida pelos docentes Juliano Sobrinho, Evandro Santos, Claudia Terra e Julia Almeida.

Os educadores fizeram um tour pelo Largo do Paissandu, Vale do Anhangabaú, Mosteiro de São Bento, Pateo do Collegio e Banespão (Farol Santander). A intenção era estudar o processo de urbanização, industrialização e de sociabilidade da cidade ao longo do tempo.

Os estudantes acompanharam de casa ou do colégio, interagindo com as atividades que aconteceram ao longo do percurso. Como produto final, os alunos vão construir uma narrativa sobre o centro de São Paulo, por meio de um painel ou infográfico. Uma oportunidade interessante de aprendizado.

O Prof. Juliano explica que “a proposta foi ampliar o repertório dos estudantes no sentido de entenderem as transformações urbanas e as novas narrativas e disputas sobre o passado que se dão no presente. Há grupos sociais que reivindicam outras histórias para o centro da cidade e fomos perseguir esses vestígios nesse Estudo de Campo”.