Notícias

Missa de Santo Inácio de Loyola

No dia 31 de julho, celebramos a Festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus!

Na sexta-feira, 30 de julho, o Pe. Edison de Lima, diretor-geral do Colégio São Luís, celebrou a Missa de Santo Inácio de Loyola, que foi realizada direto da Capela Nossa Senhora do Bom Conselho, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Os colaboradores que estavam no CSL acompanharam a cerimônia presencialmente e depois saborearem um delicioso almoço inspirado na culinária espanhola, país onde nasceu o fundador da Companhia de Jesus.

No sábado, 31 de julho, o Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, também celebrou uma missa por ocasião da data. A cerimônia foi realizada na Igreja de Santo Inácio de Loyola, no Rio de Janeiro (RJ), e foi transmitida pelo Youtube da Província.

Quem foi Inácio de Loyola?

Inácio nasceu no ano de 1491, na cidade de Azpeitia, na Espanha. Filho de nobres, ele foi o mais novo de treze irmãos. O gosto pela cavalaria o levou a se tornar um notável cavaleiro. Inácio sonhava com a ascensão na corte e tirar proveito de todos os benefícios dos reis a quem ele servia: ser o melhor de todos os soldados, conquistar territórios, ganhar batalhas e casar-se com uma princesa. Mas sua vida mudaria completamente em 20 de maio de 1521. Nesse dia, enquanto defendia Pamplona contra a invasão de franceses, fora atingido por estilhaços de uma bala de canhão que, além de partir sua perna direita, deixou ferida a esquerda.

O terrível acidente fez Inácio convalescente no castelo de seu irmão em Loyola. Esse período de recuperação foi o início de uma profunda jornada de conversão. Para preencher as horas vagas, Inácio pediu romances de cavalaria a sua cunhada. Como ela não tinha esse tipo de livro, ofereceu duas obras: uma sobre a vida de santos e a Vita Christi (Vida de Cristo), de Ludolfo de Saxônia. Por meio dessas leituras, Inácio percebeu, com atenção e paciência, que pensar sobre as ambições mundanas lhe causavam alegrias efêmeras, ao passo que considerar o serviço a Deus, Nosso Senhor, lhe enchia o coração de alegria duradoura. Essa experiência foi um tempo de Deus, um meio que levou o bravo cavaleiro a se tornar um humilde peregrino, empenhado em amar a Deus para descobrir a sua Divina Vontade.

Neste ano de 2021, há exatos cinco séculos daquele acidente em Pamplona, a vida de Santo Inácio de Loyola continua a tocar nossos corações e a nos inspirar. Aquilo que parecia uma derrota ou um fracasso levou Inácio de Loyola a um seguimento radical da pessoa e do projeto de Jesus Cristo.  A Companhia de Jesus, ordem religiosa criada por Santo Inácio de Loyola, continua a realizar uma diversidade de missões e serviços em todo o mundo, da qual o Colégio São Luís faz parte. Isso tudo nos faz acreditar que em Cristo é possível ver novas todas as coisas.

O Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, convocou todos os jesuítas, colaboradores das obras e missões, bem como todos os homens e mulheres que compartilham da missão e espiritualidade inaciana, para celebrar o Ano Inaciano com o lema “ver novas todas as coisas em Cristo”. O ano inaciano iniciou em maio de 2021 e se estenderá até 31 de julho de 2022. Este Ano Inaciano está sendo uma oportunidade para que a comunidade educativa do Colégio São Luís possa atualizar a experiência espiritual de Inácio em nós mesmos, na nossa relação com Deus, com os outros e com a Criação.