Notícias

Volta às aulas no Colégio São Luís

Alegria e esperança marcam o retorno às atividades presenciais

“Estou muito feliz com a volta das aulas presenciais porque eu estava com muita saudade dos professores, dos meus amigos e do Colégio e, hoje, eu acordo muito contente porque sei que todos os dias eu virei ao Colégio”, conta Laura Oliveira Blanco, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental I.

“Estou muito feliz com a volta das aulas presenciais porque eu estava com muita saudade dos professores, dos meus amigos e do Colégio e, hoje, eu acordo muito contente porque sei que todos os dias eu virei ao Colégio”
Laura Oliveira Blanco, estudante do 2º ano

O sentimento dela é o mesmo de muito estudantes, que, no dia 2 de agosto, voltaram a frequentar as aulas presencialmente no Colégio São Luís. O clima de alegria invadiu os corredores, pois é muito bom reencontrar os amigos, os professores e toda a equipe do CSL. Assim como todos os colaboradores, os estudantes estavam com saudades e, mesmo com as máscaras, foi possível perceber nos olhos de cada um a felicidade de retornar à escola.

O Colégio São Luís planejou um retorno seguro para todos os estudantes e colaboradores. Os espaços foram reorganizados para que o distanciamento social seja respeitado em todos os ambientes, favorecendo sempre o processo de ensino-aprendizagem.

Os alunos foram acolhidos como muito carinho pela equipe e no primeiro dia de aula saborearam um delicioso almoço – com direito a bolo de chocolate – que celebrou os aniversariantes do mês de julho e a alegria de estar de volta.

Uma das novidades desse 2º semestre foi o vitral em homenagem a São Luís Gonzaga, que foi instalado na fachada do prédio. O vitral estava na sede antiga e foi trazido à nova sede do Colégio São Luís, fortalecendo ainda mais a identidade inaciana do espaço.

Os estudantes do Ensino Médio Noturno também retornaram ao Colégio São Luís e participaram de uma palestra de acolhida realizada no auditório São José de Anchieta. “Para nós, educadores, foi muito gratificante perceber a alegria e animação dos jovens neste retorno”, conta Fátima Aparecida Ribeiro, coordenadora do Ensino Médio Noturno.

Expectativas para o 2º semestre

Com a autorização das autoridades competentes, as escolas voltaram a funcionar com atividades presenciais na totalidade de sua capacidade, desde que respeitando os protocolos de biossegurança. Com isso, o início desse 2º semestre despertou o sentimento de esperança na comunidade educativa.

Nesse momento, o ensino remoto continuará sendo optativo, a critério das famílias, mas a expectativa é que, aos poucos, com o avanço da vacinação, os pais e responsáveis optem por enviar os estudantes ao CSL. Beatriz Gallian, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, ressalta que o período é de transição, pois há alunos que, por opção da família, permaneceram em casa. “Os estudantes que vieram presencialmente estão também se ajustando em relação à conscientização e à necessidade de respeitar e viver os protocolos, como o uso de máscara, higienização das mãos e o respeito ao distanciamento”, afirma.

“[…] ter os alunos juntos na escola já nos enche de alegria e esperança”
Rafael Araújo, coordenador pedagógico do Ensino Médio Integral

Para Simone Costa, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, retomar as aulas presenciais, com a maioria dos estudantes nos grupos, está sendo motivo de muita alegria. “Alunos, professores, auxiliares e colaboradores voltaram a conviver e exercitar as relações nos espaços do Colégio São Luís. O momento também exige práticas de acolhimento com propostas que desenvolvam a dimensão socioemocional”, ressalta.

 

Nesta primeira semana, 87% dos alunos do Integral e 80% dos alunos do Ensino Médio Noturno voltaram para as aulas presenciais no Colégio São Luís. “Depois de tanto tempo com o revezamento dos alunos em grupos, vemos a escola voltando ao seu funcionamento normal. Claro que os protocolos sempre nos lembram que ainda estamos em pandemia, mas ter os alunos juntos na escola já nos enche de alegria e esperança”, afirma Rafael Araújo, coordenador pedagógico do Ensino Médio Integral.

Segundo o educador, esse primeiro momento é de cuidado e adaptação às novas dinâmicas nos intervalos, almoço e sala de aula. Depois, atenção às aulas, com os professores e alunos presentes, entrando no ritmo de aprendizagem. “Cada estudante tem agora que reconstruir sua rotina e pegar o ritmo das aulas. Temos muito trabalho pela frente!”, ressalta Rafael.

Missas de abertura do semestre

O Pe. Edison de Lima, SJ, diretor-geral do Colégio São Luís, celebrou a missa de abertura do 2º semestre do ano letivo, na Capela Nossa Senhora do Bom Conselho. A cerimônia foi realizada no dia 4 de agosto e transmitida pelas redes sociais.

Na celebração, que contou com a presença de estudantes e colaboradores do CSL, o jesuíta deu as boas-vindas à comunidade educativa e, em sua homilia, inspirada no Evangelho (Mt 15,21-28), sobre a mulher cananeia que implora pela cura da filha, Pe. Edison nos ajudou a refletir sobre o respeito à dignidade, aos sonhos e aos desejos das outras pessoas.

“Que, nesse início de semestre, a gente possa ter essa atitude de Jesus diante das pessoas, diante da nossa vida, diante da missão, que a gente possa sair das nossas entranhas e ajudar cada pessoa a também sair, a buscar os seus melhores desejos, as suas melhores necessidades, aquilo que a constitui como pessoa amada, querida, sonhada e criada por Deus”, afirmou.

A celebração retomou as missas que serão realizadas às quartas-feiras, às 7 horas. As cerimônias são transmitidas pelo YouTube e Facebook do CSL e você é nosso convidado para acompanhá-las.

No dia 5, às 16h15, aconteceu também a Missa da Primeira Quinta-Feira do Mês, que foi a celebração de abertura do semestre para a equipe do Ensino Médio Noturno. A cerimônia contou com a presença de colaboradores e dos estudantes do Noturno.