Notícias

Imponente: Turma da 3ª Série do Ensino Médio Integral

Ritos de passagem marcam o último ano dos estudantes no Colégio São Luís

O último ano da Educação Básica é um período desafiador, ano de muito estudo e expectativas por conta dos vestibulares, mas também muito emocionante para os estudantes, pois representa o fim de um ciclo e o início de outro.

No Colégio São Luís, a turma da 3ª série do Ensino Médio Integral segue, com alegria e confiança, se preparando para a vida universitária e marcando sua passagem pela instituição. Neste ano, o Terceiro Imponente, nome escolhido pelos estudantes, já participou de alguns tradicionais ritos de passagem do CSL, como o Grito e a Quadrilha Junina.

O Grito foi realizado na antiga e na nova sede do CSL e reuniu grande parte dos estudantes. O momento, que apresentou a mascote, as cores, o hino e o nome escolhido para representar o terceirão, foi gravado e, posteriormente, compartilhado com os colegas das turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Integral. [veja o vídeo abaixo].

Nos primeiros fins de semana de junho, supervisionados pela professora de Artes Paula Galasso, os estudantes participaram também de uma intervenção artística no ginásio. Organizados em grupos, eles fixaram posters com suas fotos na parede e criaram um grande painel. No local, há também a mascote da turma, uma pitbull, produzida pela artista Malu Lomando.

Ainda em junho, com a supervisão da professora de Educação Física Rita Teixeira, os estudantes dançaram a tradicional quadrilha [veja o vídeo abaixo], que proporcionou momentos de muita alegria e descontração. “Essa é uma tradição que decidimos manter, apesar das dificuldades que a pandemia nos impôs. Com esse gesto, estamos optando pela alegria, contra todos os desafios que estamos enfrentando”, afirma Rafael Araújo, coordenador do Ensino Médio Integral.

Segundo Ana Paula Bellizia, orientadora educacional da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, esses momentos são muito importantes para os alunos. “Para além do encerramento de um ciclo de vida escolar, a 3ª série é um momento especial e essencial para a formação socioemocional dos jovens, é um ano repleto de rituais significativos”, ressalta.

No 2º semestre, estão sendo planejados mais momentos significativos com os estudantes. Ana Paula ressalta que a realização das atividades depende das fases e dos protocolos da pandemia, mas a intenção é promover os dias temáticos. “Nessas ocasiões, os eles usam fantasias diversas. Geralmente, em outubro, próximo ao Dia das Crianças, os estudantes vêm caracterizados de personagens infantis e interagem com os alunos da Educação Infantil. Há também o Dia do Colegial, no qual a 3ª série recebe os estudantes da 1ª e 2ª séries para um sábado de atividades comemorativas”, finaliza.