Notícias

JESEDU: Encontro global de instituições jesuítas

Educação para um futuro de esperança foi o tema do colóquio que reuniu educadores da Companhia de Jesus

Entre os dias 28 de junho e 2 de julho, o II COLLOQUIM JESEDU-Global 2021 (Congresso Internacional dos Delegados de Educação da Companhia de Jesus), encontro entre equipes diretivas de colégios jesuítas de todas as partes do mundo, foi realizado de forma on-line, reunindo colaboradores das equipes de gestão dos colégios jesuítas e redes parceiras.

O simpósio foi organizado pela Comissão Internacional para o Apostolado Educativo Jesuíta (ICAJE) em conjunto com a Conferência Jesuíta Ásia-Pacífico (JCAP), com sede nas Filipinas. Além de contar com suporte do Secretariado de Educação da Companhia de Jesus e da rede Educate Magis (www.educatemagis.org), com base na Irlanda.

[…] os participantes tiveram a oportunidade de discernir sobre como os colégios da Companhia de Jesus podem contribuir para a construção de um futuro de esperança

A edição 2021 do JESEDU abriu o segundo ciclo de discernimento, intitulado Caminhando como Rede Global a Serviço da Missão. Esse ciclo vem na sequência do anterior, Descobrindo Nosso Potencial Apostólico Global, com diversos encontros ao longo de oito anos (entre eles o 1º JESEDU, realizado no Rio de Janeiro/RJ, em 2017).

Inspirados pelo Ano Inaciano (2021-2022), período em que recordamos os 500 anos do início do processo de conversão de Santo Inácio de Loyola, os participantes tiveram a oportunidade de discernir sobre como os colégios da Companhia de Jesus podem contribuir para a construção de um futuro de esperança. O processo de discernimento do encontro foi orientado por diversas exposições on-line e pelo trabalho dos vários grupos linguísticos, que ofereceram suas contribuições em quatro áreas: Educar para a Fé, Educar para a Profundidade, Educar para a Reconciliação e Educar para a Cidadania Global.

O Pe. Edison de Lima, SJ, diretor-geral do Colégio São Luís, participou do encontro como um dos delegados da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI).

“Convido todos a ver todas as coisas novas em Cristo e a renovar nosso compromisso por uma Educação Jesuíta que possa participar ativamente na construção de um mundo de fraternidade humana […]”
Pe. José Alberto Mesa, SJ

Na cerimônia de abertura, o secretário internacional de Educação da Companhia de Jesus, Pe. José Alberto Mesa, SJ, falou sobre o propósito deste e de outros encontros globais e fez um convite a todos, à luz do Ano Inaciano: “Convido todos a ver todas as coisas novas em Cristo e a renovar nosso compromisso por uma Educação Jesuíta que possa participar ativamente na construção de um mundo de fraternidade humana, em que a crise ecológica, social e espiritual possa ser oportunidade de transformação, deixando para trás tudo o que nos divide e nos faz ver os outros como estranhos, rivais ou inimigos. A Educação Jesuíta é uma educação que pode trazer ao nosso mundo a reconciliação e a esperança de que necessitamos”.

O Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, que também participou da cerimônia de abertura, ressaltou que: “Como humanidade, é importante perguntar de que tipo de educação precisamos para o presente e o futuro, para que as novas gerações que frequentam nossas escolas tenham a oportunidade de ser educadas como pessoas para e com os outros, envolvidas na construção do novo mundo que queremos”.

Com os comentários desses grupos, as principais proposições e as reuniões regionais das redes dos colégios, a ICAJE (Comissão Internacional sobre o Apostolado da Educação da Companhia de Jesus) preparará uma declaração final para indicar a direção em que o Espírito está movendo as escolas e os colégios da Companhia de Jesus neste momento da história.