Notícias

CSL TALKS – Onde suas escolhas podem te levar?


Antigos alunos do Colégio São Luís compartilharam suas trajetórias pessoais com a comunidade educativa

“Onde suas escolhas podem te levar?” Esse questionamento foi o tema da segunda edição do CSL Talks, que reuniu virtualmente antigos alunos do Colégio São Luís, no dia 26 de agosto. Inspirado no formato do TED, conferência com palestras curtas dedicadas a espalhar ideias, o evento promoveu uma conversa inspiradora com José Garcez Ghirardi (advogado e professor da FGV) e Gutemberg Brito (ator e professor de teatro). A conversa foi mediada pelo coordenador cultural do CSL e coordenador de CAS do currículo IB, Antonio Eduardo Serzedello de Paula, conhecido como Tuna.

Os antigos alunos compartilharam suas trajetórias pessoais e profissionais com a comunidade educativa e ressaltaram como as vivências no Colégio São Luís os ajudaram em suas escolhas. “Essa escola me deu bases incríveis que foram essenciais em minhas escolhas de vida”, afirmou Gutemberg.

Atualmente, o antigo aluno do período noturno mora no México, onde estudou Teatro, Semiologia da Vida Cotidiana e formou-se como terapeuta psicocorporal. O prazer pelo conhecimento está presente na vida de Gutemberg que fez mestrado em direção cênica, obtendo uma menção honrosa pelo seu projeto de titulação no Instituto Nacional das Belas Artes, onde, atualmente, faz doutorado.

Ator com ampla experiência, Gutemberg tem participado de séries da Amazon e da Netflix, como Club de Cuervos, Juana Inês, La Guzmán, entre outros. Além disso, tem sua própria companhia de teatro na qual dirige espetáculos há mais de uma década. Atualmente, é professor de teatro na Universidade Anáhuac (México).

O convidado José Garcez, que também é antigo aluno e que foi professor de Inglês do CSL, ressaltou que as experiências vividas no Colégio São Luís contribuíram com suas escolhas e trajetória de vida. Ele afirmou que cada pessoa é única e que as escolhas são responsáveis pelo caminho que percorremos. “Nós somos feitos de narrativas. Nós não nascemos para ser úteis, mas para sermos realizáveis”, afirmou.

Advogado, mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP (Universidade de São Paulo), Garcez é lembrado com carinho pelos colegas e antigos alunos do CSL. Hoje, é professor da FGV Direito SP (Graduação, Mestrado e Doutorado) e tem pós-doutorado pelo Collège de France. Além disso, é autor de diversos livros.

A atriz Maria Fernanda Cândido, antiga aluna do Colégio São Luís e umas das convidadas do evento, não conseguiu participar do encontro virtual por problemas na conexão com a internet, mas enviou um vídeo de agradecimento pelas experiências proporcionadas pelo CSL. “Eu tenho muito orgulho de ser ex-aluna do Colégio São Luís, um colégio que não forma apenas excelentes alunos, mas também forma cidadãos conscientes, éticos e preparados para a vida”, ressaltou.

Veja e reveja na íntegra a 2ª edição do CSL Talks>>>

CSL TALKS

O CSL Talks faz parte do Projeto de Vida e integra as ações de Orientação Profissional do Colégio São Luís, que promove, ao longo do ano, diversas atividades, palestras e eventos. A primeira edição foi realizada em 2019 e reuniu mais de 600 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, no ginásio da antiga sede do CSL.

O evento contou com a participação Adriana Barra (estilista e antiga aluna do CSL), Carla Frontini (gerente de inovação na Danone Nutricia e antiga aluna do CSL), Luiz Telles (publicitário e diretor geral de Conteúdo e Engajamento na Artplan), Morena Leite (chef de cozinha do Grupo Capim Santo, que cuida da alimentação no Colégio São Luís) e Sarah Oliveira (VJ, apresentadora de TV e antiga aluna do CSL).

Clique aqui e saiba como foi o evento e veja ou reveja o primeiro CSL Talks!