Notícias

Estudantes do CSL arrecadam mais de 6 mil absorventes com a campanha “Adote um Ciclo”

Carolina Chaves Farias e Emanuelle Ferreira Duarte são alunas do International Baccalaureate (IB), no Ensino Médio, e inspiradas em um projeto de Dubai, que busca combater a pobreza menstrual, criaram a Campanha “Adote um ciclo” e arrecadaram no CSL, de junho a  agosto, 6.536 absorventes que serão distribuídos pelo Instituto ELA.

A ideia é que a campanha continue ativa, já que existem cerca de 39 mil meninas que não têm acesso a esse item básico: “Planejamos continuar com as arrecadações até que isso se torne uma política pública”, explicam as estudantes.

Confira a entrevista que o Departamento de Comunicação do Colégio realizou com Carolina e Emanuelle.

DECOM: Como conheceram o Instituto ELA e qual foi a motivação para fazer a campanha?

Nós descobrimos o Instituto ELA através de um projeto de escuta afetiva para idosos e desde então passamos a acompanhar. Foi quando surgiu o Adote Um Ciclo, pelo qual nos sensibilizamos: muitos jovens como nós não possuem acesso a um item de higiene básico, que para nós é muito banal ter em casa – nunca falta. Não pode faltar, é necessário para a saúde da mulher e para o conforto num período vulnerável em nossas vidas, ao qual nos acostumamos justamente por possuir os recursos que nos permitem viver a vida normalmente nesses 5 ou 6 dias do mês. Por isso nos engajamos a trazer essa iniciativa para o Colégio São Luís – uma vez que ajuda os outros e, contribuir para o bem-estar social é um dos valores essenciais que compõem os pilares da educação jesuíta.

DECOM: Qual é a relação da campanha com o Programa IB?

No IB, temos uma matéria que se chama CAS (Criatividade, Atividade e Serviço), que consiste basicamente no estímulo a perseguir missões que vão além do meio acadêmico, são atividades de voluntariado ligadas aos nossos talentos e afinidades. Em um dos encontros que tivemos com o nosso coordenador de CAS, o Tuna, ele apresentou um projeto de Dubai, de estudantes do IB que realizaram um projeto de confecção de absorventes de tecido, prezando a sustentabilidade e a tentativa de combater a Pobreza Menstrual. Esse projeto recebeu uma doação de 22 quilos de tecido da toalha da companhia aérea Emirates e com certeza foi uma inspiração para nós.  Dado isso e o convite do Instituto ELA para implementarmos a campanha na escola, nos sentimos muito motivadas a realizar esse projeto de CAS, foi gratificante ter a oportunidade de contribuir no combate à Pobreza Menstrual, como essas meninas que desenvolveram esse projeto de absorventes de tecido.  Para saber mais sobre uma das nossas inspirações confira esse link: https://www.tes.com/news/international-baccalaureate-period-poverty-how-ib-cas-projects-can-boost-schools-community-impact

DECOM: Como elaboraram a campanha, quais mídias escolheram e por quê?

Para a implementação da campanha, comunicamos com as autoridades do Colégio e o Coletivo Maria Quitéria em busca de um apoio para a causa. Uma vez que o projeto foi aprovado, colocamos duas caixas no segundo andar perto das orientadoras de série. As caixas foram decoradas com mensagens motivadoras de educação e igualdade de gênero, já que a menstruação ainda é tratada como tabu e por isso que esses itens são de tão difícil acesso. Já sobre os cartazes, decidimos estabelecer uma imagem harmônica e explicativa  em relação a campanha, apresentando o objetivo de combater a pobreza menstrual e relacionando isso com o dia a dia das pessoas por meio da linguagem e dos elementos visuais. Fizemos 3 cartazes, o primeiro para a divulgação, o segundo informando a extensão da campanha  e o terceiro agradecendo as contribuições e apresentando o grande resultado que conquistamos!

DECOM: Qual o sentimento em ter colaborado com a campanha?

É incrível saber que fomos a escola que mais arrecadou, ficamos até incrédulas ao receber a notícia, mas foi realmente espetacular, o potencial da nossa escola e a animação com que abraçamos as causas aqui nos emociona. No entanto, é preciso entender a realidade: para um ciclo menstrual se usa em média 15 absorventes e, apenas em São Paulo, existem ainda 39.000 meninas que não têm acesso a esse item básico. Precisamos de muito mais doações e precisamos que o colégio tenha esse mesmo desempenho ou até maior desde agora até dezembro (a caixa está no corredor do Ensino Médio, com a orientação, por favor doem!!!).

DECOM: Foi um concurso do Instituto ELA? Ou apenas engajamento?

Com o sucesso da campanha, ficamos muito felizes com o resultado e não planejamos que fosse dessa proporção, mas ainda existem 39.000 meninas que não têm acesso a esses produtos e planejamos continuar com as arrecadações até que isso se torne uma política pública, pois as mulheres não escolhem menstruar todo mês.  Além do mais, sabemos que muitas vereadoras e órgãos do sistema público, estão sendo cada vez mais empenhados a combater a Pobreza Menstrual, mas até isso se tornar uma medida efetiva, ainda leva muito tempo por conta das burocracias e da falta de compromisso. Portanto, não houve concurso algum, apenas nos mobilizamos a conscientizar as pessoas do nosso convívio, sobre uma pauta de necessidade básica e nos surpreendemos com a solidariedade e compaixão dos contribuintes.

Por fim, agradecemos os 6.536 absorventes doados no período de Junho a Agosto. Mas, uma nova fase da campanha vem aí e contamos com a sua contribuição novamente! Adote um ciclo!