Notícias

Confira como foi a Semana Inaciana no CSL

Semana Inaciana aproxima alunos(as) e colaboradores(as) da história e espiritualidade de Santo Inácio de Loyola

Em 1521, quando Inácio tinha 29 anos, tropas francesas atacaram terras espanholas e o valente soldado se tornou responsável pela defesa do território a partir da fortaleza de Pamplona. Foi durante esse conflito, depois de ser atingindo por uma bala de canhão, que a vida de Inácio começou a mudar completamente. Qual seria a melhor forma de compreender o processo que o levou a transformar a vida e se tornar o mestre do discernimento e fundador da Companhia de Jesus? Com o intuito de oferecer experiências sobre a espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, o CSL propôs diversas atividades durante a Semana Inaciana, realizada de 27 de setembro a 1 de outubro. O tema “Ver novas todas as coisas em Cristo” foi o fio condutor para uma programação que envolveu estudantes de todas as séries e colaboradores do Colégio. 

Espiritualidade Inaciana 

A exposição “Entre: vidas migrantes e refugiadas na fronteira do Brasil”, de Dimas Oliveira, SJ, estudante jesuíta da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, mostrou a espiritualidade inaciana na prática a partir do trabalho do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR).

A exposição apresenta a realidade de migrantes e refugiados venezuelanos que estão na região norte do Brasil. Em 2020, o fotógrafo colheu registros entre essas pessoas e procurou, por meio da contemplação dos olhares dos refugiados despertar nos espectadores atitudes humanas ressignificadas eticamente. Além da exposição, o trabalho de Dimas pôde ser conhecido em aula, ao ser articulado ao conteúdo pedagógico pelos professores, e em rodas de conversa, realizada por meio de webinars direcionado aos estudantes do EM Integral e EM Noturno. No bate-papo, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o fotógrafo sobre “A realidade dos migrantes e refugiados no Brasil e o trabalho do SJMR”.

A história de Inácio no teatro

No CSL, especialmente na Semana Inaciana, a história de Inácio de Loyola é apresentada para os estudantes ainda em seus primeiros anos escolares. De forma lúdica, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, percorreram uma trilha e através de imagens, textos e símbolos puderam conhecer a biografia do Santo. Cada etapa da vida de Inácio era contada em uma estação, ao adivinhar os enigmas propostos na trilha, o aluno(a) avançava para a estações seguintes, distribuídas nos espaços do colégio. Ao final, cada um recebeu um mapa – com um QR Code que leva a um vídeo sobre a vida de Santo Inácio para ser acessado em família -, com o caminho percorrido e adesivos ilustrativos representando as estações visitadas.

Outra forma lúdica de conhecer a história de Santo Inácio, foi prestigiando a peça teatral “Inácio de Loyola, as aventuras do peregrino”, apresentada pelos alunos(as) do EM Integral e EM Noturno. O elenco foi composto por estudantes que se revezaram entre figurantes, bastidores e atores. De forma divertida, eles estudaram sobre as características de Inácio, os aspectos que poderiam ser explorados na apresentação e prepararam o roteiro. A peça foi apresentada no formato de contação de histórias para o Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e para os colaboradores. A participação dos estudantes superou as expectativas do elenco, explica a aluna Maria Eduarda Girote, diretora cultural do grêmio do Ensino Médio Noturno: “Eles participaram, entraram na história! Estamos todos orgulhosos, trabalhamos muito, todo mundo se ajudou. Inácio pregava a união e isso aconteceu com o nosso grupo, estamos felizes”, diz Maria Eduarda.

Inácio na arte, música, poesia e literatura

Durante a semana, a espiritualidade inaciana pôde ser experimentada nas oficinas de arte, música, poesia e literatura para o Ensino Fundamental II. Em artes, eles trabalharam com desenhos e cores. Os textos, nas oficinas de poesia e literatura. Já quem optou pela oficina de música, pôde escolher entre diversos instrumentos e ensaiaram cantos inacianos.

Musicalidade, também foi o foco das rodas de conversa com Mike Martínez, SJ, estudante jesuíta da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Mike é cubano-americano, nascido e criado em Miami, e também rapper. Para ele, seu ministério digital é uma forma de viver a missão de construir o Reino de Deus. O webinar com o tema: Espiritualidade Inaciana no trabalho de um jesuíta rapper, foi direcionado para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio Noturno. Mike falou sobre a conversão de Santo Inácio e a influência da espiritualidade inaciana em sua produção musical. O trabalho com as produções do rapper foi articulado com o conteúdo pedagógico nas aulas de inglês.

No Ensino Médio Noturno, as oficinas foram trabalhadas durante a oração em sala de aula,  com temas sobre o Ano Inaciano.

Momento de oração e reflexão

Colaboradores e estudantes participaram de momentos de reflexão e Exame Espiritual Diário, realizado na Capela Nossa Senhora do Bom Conselho. O Exame Espiritual Diário é composto pelo agradecer, pedir a luz do Espírito Santo, refletir sobre as respostas que damos a Deus e pedir a graça de sermos fiéis e permanecermos na busca da vontade do Pai.

Ainda com a proposta reflexiva e de agradecimento, o último dia da Semana Inaciana, sexta-feira (1), foi selado com o Lucernário, um momento tradicional no Colégio São Luís, que reuniu a comunidade educativa para contemplação, oração, leitura do evangelho e música à luz de velas, simbolizando o Cristo, Luz do mundo, em nosso meio.

O jesuíta e analista de projetos do CSL, Thadeu da Silva Souza, fala sobre a importância do evento: “A Semana Inaciana foi um tempo oportuno de retorno às experiências que compõe o processo de conversão de Santo Inácio de Loyola até a fundação da Companhia de Jesus. Portanto, aconteceu como uma semana de retorno às fontes do Colégio São Luís que o ajuda a manter-se fiel à tradição jesuíta e, por isso mesmo, em contínuo processo inovação educacional”, conclui.

Acesse e conheça mais sobre a história de Santo Inácio de Loyola:
http://https://www.youtube.com/watch?v=-GUrE1-IPjk

Galeria de Fotos

 

Exposição Entre

Trilha Inaciana

Roda de conversa: Espiritualidade inaciana no trabalho de um jesuíta rapper

Roda de conversa: A realidade dos migrantes e refugiados no Brasil e o trabalho do SJMR

Oficinas inacianas (Integral)

Teatro: Inácio de Loyola: as aventuras do peregrino

Exame de consciência

Lucernário