Notícias

Coordenadores do Colégio São Luís participam da Educa Week 2021

No evento, Rafael Araújo falou sobre o Novo Ensino Médio e João Agildo sobre o interesse de alunos(as) por Universidades Estrangeiras

De 18 a 23 de outubro, a 6ª edição da Educa Week reúne mais de 150 lideranças do setor educacional, agentes de transformação e influenciadores de decisões para analisar e discutir a educação brasileira pós-pandemia. Os encontros podem ser acompanhados pela plataforma do Youtube e têm como objetivo promover a educação que prioriza o desenvolvimento das competências da formação cidadã e profissional.

Nesta edição, o Colégio São Luís foi representado pelo coordenador do Ensino Médio, Rafael Araújo, que participou na segunda-feira(18), do painel “Novo Ensino Médio e os Itinerários formativos: experiências e ajustes necessários para um renovado modelo educacional“, e pelo Coordenador de Língua Inglesa e do Departamento Internacional do Colégio São Luís, João Agildo, que na terça-feira (19) colaborou no painel “Universidades estrangeiras: encurtando caminhos e construindo diferenciais para instituições de ensino“.

Rafael falou aos participantes sobre o processo de transição para a nova grade curricular do Novo Ensino Médio e sobre as principais iniciativas que já foram aplicadas e irão se estender para o currículo do ano que vem: Estratégias de otimização do tempo; capacitação do corpo docente; criação de estruturas que utilizam o uso de metodologias ativas, o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa, entre outros. O coordenador ainda destacou a proposta de trabalho das disciplinas eletivas livres e atividades complementares, também apresentou alguns desafios durante este processo e outras propostas para o Novo Currículo: Sempre construímos as eletivas, a partir da consulta com a família e estudantes”, diz.

No painel sobre Universidades estrangeiras, o coordenador João falou sobre a grande procura dos estudantes por Universidades fora do Brasil e citou algumas razões, como: a ampliação de horizontes; incerteza política e econômica no país, oportunidade de flexibilidade etc. João destacou a procura crescente por Universidades Europeias, no entanto, a procura de maior interesse ainda é por Universidades dos EUA. O coordenador também sinalizou alguns desafios: “Muitos alunos procuram uma solução para aplicação fora do país, na 3ª série do EM, pois isso está no DNA do aluno(a) brasileiro(a) [..] Cada escola precisa criar uma cultura de preparo, não se resolve tudo na 3ª série do EM”, diz.

Confira a participação dos coordenadores no evento:

Novo Ensino Médio e os Itinerários formativos: experiências e ajustes necessários para um renovado modelo educacional“, com a participação do coordenador do EM Rafael Araújo.
Acesse o link: https://bit.ly/3vzGBuf

Universidades estrangeiras: encurtando caminhos e construindo diferenciais para instituições de ensino”, com a participação do Coordenador de Língua Inglesa e do Departamento Internacional do Colégio São Luís, João Agildo
Clique e confira: https://bit.ly/3G5UVQ9