Notícias

Professores do CSL marcam presença na 12ª edição do ICLOC

Práticas na sala de aula foram tema de apresentações e debates

Na última semana, de 20 a 22 de outubro, professores do CSL participaram da 12ª edição do Instituto Cultura Lourenço Castanho (ICLOC) e tiveram a oportunidade de compartilhar com educadores(as) de diversas Instituições suas experiências em sala de aula.

O objetivo do evento é debater e apresentar as melhores práticas de aprimoramento do ensino no Brasil. Foram mais de 100 trabalhos, realizados em 34 salas de debate, apresentados em 3 dias de evento. O encontro foi on-line e gratuito e teve o apoio do Tech4Teachers, uma plataforma criada para a formação continuada e troca de experiências entre educadores.

Representando o CSL, os professores(as) apresentaram projetos de acordo com as diretrizes com o PEC (Projeto Educativo Comum, da RJE) e alinhados competências do CSL e da BNCC, entre elas: Conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; responsabilidade e cidadania. Eles destacaram os seguintes projetos:

Educação Infantil: “Descobrindo os rios”.
Ensino Fundamental I: “Implementação de um programa STEAM em meio à pandemia – da ideação à realidade”; “Mapas Mentais no Ensino de Ciências da Natureza Para Crianças”.
Ensino Fundamental II: Produção de curtas-metragens a partir da leitura de “A Revolução dos Bichos”. E, Ensino Médio: “O uso de jogos digitais na Educação Geográfica”; “Scratch como linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Educação Geográfica” e “Seminários temáticos – construindo o repertório argumentativo”.

Os educadores apresentaram o passo a passo de cada projeto, compartilharam os objetivos e os resultados alcançados em cada turma. O encontro foi uma oportunidade para destacar os trabalhos do CSL, sempre alinhados à missão do Colégio, na qual, toda ação educativa converge para a formação integral da pessoa, enfatizando a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantindo o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, socioemocional e espiritual-religioso.