Notícias

CSL faz homenagens aos estudantes premiados em diferentes projetos

Os/as alunos/as foram destaque no 5º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta, 1º Encontro Musical Inaciano e no Parlamento Jovem Paulistano 2021

“A alegria e realização de um/a aluno/a e um/a professor/a é a alegria de toda comunidade educativa. Um educador da escola da Companhia de Jesus é o primeiro responsável por estabelecer uma cultura relativa à sua área de conhecimento. Em cada disciplina ensinada, os docentes e seus estudantes devem ampliar sua base de conhecimento, propondo atividades culturais que transcendam as fronteiras da sala de aula, que ganhem os corredores da escola, do bairro, da cidade e do mundo, seja através dos meios físicos ou digitais”.

Com essa mensagem, o Diretor Geral do Colégio São Luís, Padre Edison de Lima, SJ, iniciou a Cerimônia de Premiação dos alunos/as vencedores dos Prêmios: “Parlamento Jovem Paulistano 2021”, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo; “1º Concurso Musical Inaciano”, realizado pelo Colégio Loyola de Cochabamba, na Bolívia e o “5º concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de educação”, com o tema “Ver novas todas as coisas em Cristo”. O encontro foi realizado no dia 29 de outubro, no auditório do Colégio, com transmissão ao-vivo para as famílias dos alunos/as homenageados/as e para os demais estudantes do Colégio, que estavam em sala de aula.

Paula Cristina Marques, Coordenadora de Linguagem do CSL e mediadora do evento, contextualizou o momento e agradeceu todos os envolvidos. Na sequência, passou a palavra para Max Filipi Nigro Rocha, Coordenador da área de Ciências Humanas e para as Coordenadoras Pedagógicas Beatriz Helena de Arruda e Simone Lima Amaral que fizeram um agradecimento especial, pelo trabalho de excelência realizado em cada projeto, aos professores/as: Juliana Tiete Lira, Heber Ramos Sanches, Rosângela Luz Vale, Vanessa da Cruz Cunha, Roberta Mendes dos Santos e também parabenizou os professores/as que estavam assistindo on-line, Evandro César dos Santos e Paula Galasso.

Dando continuidade, o coordenador Max homenageou o aluno José Henrique Mannis, eleito como o mais novo Jovem Parlamentar da Cidade de São Paulo, ao propor o “Ultraliga Municipal de Esporte Interescolar”, projeto que passará por uma votação na Sessão Plenária do Parlamento Jovem, no dia 12 de novembro. Max explicou o processo do projeto e destacou que exercer a cidadania, entender as propostas humanistas e inclusivas, além de cuidar da casa comum, são valores essenciais para o Colégio São Luís: “Acompanhar a dedicação do José e a eleição na Câmara dos vereadores, na condição de Vereador Jovem, é um reconhecimento de que nós estamos no caminho certo”.

José falou da sua experiência ao participar do projeto e expectativa em relação ao futuro, já que possui mandato de um ano na Câmara Municipal, como Jovem Parlamentar: “O meu projeto inclui escolas públicas e privadas de todas as regiões de São Paulo. Quero que seja um incentivo a mais da prática de esporte, para que algumas crianças, especialmente em escolas públicas, realizem sonhos dentro do esporte”.

“O tema este ano “Ver novas todas as coisas em Cristo”, foi uma grande oportunidade para conhecermos um pouquinho mais da raíz espiritual que alimenta a presença da Companhia de Jesus em tantos lugares diferentes, através do compartilhamento de trabalhos desenvolvidos”, foi assim que a  coordenadora Beatriz, apresentou as produções vencedoras do 5º concurso de redação e arte realizadas pelos/as alunos/as: Beatriz Pimentel e Felipe Gonçalves do 7º ano, com produção artística; Rodrigo Hugueney Herane de Almeida Gallego e a Valentina Rogana Valadares do 8º ano (participou on-line), com produção textual; Felipe Carlos Savoia Glucksman e Lucas Travain Alves, com produção fotográfica. Os trabalhos de cada aluno/a foram apresentados em um telão durante a cerimônia. Beatriz expressou sua gratidão pelo empenho de cada um/uma.

Para finalizar o evento, uma apresentação com os vencedores do 1º Encontro Internacional de Música Inaciana, categoria infantil e juvenil, evento on-line, que reuniu alunos/as de diversos países da América-Latina. A coordenadora Simone, falou sobre a importância do  Festival e agradeceu cada participante: “Agradecemos todos os professores, a coordenadora Paula e os alunos finalistas e premiados”.

O aluno Vitor Libanori ganhou em 1º lugar, na categoria infantil, Solo instrumental – bateria. As estudantes Maria Rita de Oliveira Ribeiro e Yasmin Almeida levaram o 2º lugar, na categoria infantil – piano, Solo vocal-instrumental, ambas, piano. O aluno Joaquim Ferreira Rennó Dos Mares Guia conquistou o 3º lugar na Categoria infantil, Solo instrumental – piano. E o Trio de Forró, composto pelas alunas Ana Luísa de Sales Flora, no teclado; Isabella Faraj, no cajon e Júlia Padilha (presença on-line), na flauta ficaram em 3º lugar no Festival.

O CSL incentiva e apoia a participação e elaboração de projetos que estejam integrados ao currículo e aprendizagem escolar, que busquem a formação da pessoa, por meio das suas habilidades e competências, ajudam a construir um mundo com mais justiça social e ambiental, sempre a serviço da paz, da reconciliação e respeito à diversidade humana em seus contextos e repertórios culturais: “em tudo, amar e servir”.

::Confira os projetos:

>>Leia a notícia sobre o Parlamento Jovem Paulistano 2021: https://bit.ly/3jK96Ra
>>Leia a notícia sobre o 1º Concurso Musical Inaciano: https://bit.ly/3jQH1YC
>>Leia a notícia sobre o 5º Concurso de Redação e arte da Rede Jesuíta: https://bit.ly/3EuZLoa

::5º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta

Confira os trabalhos de Fotografia (Felipe Carlos Savoia Glucksman e Lucas Travain Alves, do 9º ao) e Ilustração (Beatriz Pimentel e Felipe Gonçalves, do 7º ano) vencedores:

::Confira as Redações vencedoras do 8º ano:
>>VALENTINA ROGANA VALADARES 
>>RODRIGO HUGUENEY HERANE DE ALMEIDA GALLEGO

::Confira o Projeto do nosso Jovem Vereador eleito: JOSÉ HENRIQUE MANNIS

::Confira a galeria de fotos do evento de premiação: