Notícias

Estudantes desenvolvem projetos sobre educação de qualidade e inclusiva

A campanha La Silla Roja está presente em países da América Latina, Europa e África e neste ano tem como mote “Uma promessa de educação”.

Alunos/as do Ensino Fundamental II do CLS participaram da campanha global La Silla Roja, ou A cadeira vermelha, e desenvolveram diversos projetos com o objetivo de sugerir mudanças para uma educação de qualidade. A campanha é promovida, desde 2012, pelo Educate Magis (comunidade on-line que integra educadores das escolas da Companhia de Jesus no mundo) e outras instituições dos jesuítas, que defendem o acesso à educação como um direito humano fundamental e um caminho para que as pessoas consigam sair da pobreza com dignidade. 

De acordo com o Educate Magiscom a pandemia da COVID-19 o Brasil enfrentou desafios sociais, políticos e econômicos, cada um dos quais exacerbou as desigualdades de renda e educação. Existem grandes disparidades entre as regiões em termos de recursos e acesso à educação de qualidade. Com a crise, 5 milhões de crianças entre 6 e 17 anos não tinham acesso à educação em novembro de 2020, a pior situação em duas décadas.  

Após análises desses e outros dados, além de reflexões sobre os elementos necessários para uma educação acessível a todos, os estudantes abraçaram o desafio lançado pelo projeto La Silla Roja e sugeriram algumas ações. Na disciplina de Arte, alunos/as dos 7°s anos do Ensino Fundamental II produziram Gifs sobre o direito à educação de todos os estudantes a partir da imagem de uma cadeira vermelhaDurante o ano, os alunos/as aprofundaram os  conhecimentos sobre a realidade da educaçãoO que tornou a reflexão muito mais rica, durante a produção do Gif (narrativa visual). 

Rosângela Luz Valle, professora de artes do Ensino Fundamental II, falou sobre os benefícios do projeto para os alunos: “Na apreciação dos trabalhos entregues, foi possível constatar o quanto a reflexão apresentada nos gifs promoveu o desenvolvimento das competências socioemocionais como a empatia, o autoconhecimento e a criatividade. Esta proposta contemplou valores importantes quando falamos em educação para a cidadania global como o respeito por direito à educação e justiça social”, finalizou.  

 

Edwin Barroso Holanda Asp e Marcia Victorino, professores de Língua Inglesa, explicam que os estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental II refletiram e se inspiraram após análise de problemas e possíveis realizações em países da América Latina, incluindo Brasil. Notamos o engajamento dos alunos/as em abraçar as ações em comunidades em São Paulo com propostas de intervenções que tem como objetivo um mundo mais justo e igualitário”, concluíram. 

Para alcançar esse objetivo é preciso reflexão e mudança nas percepções, diz Ana Beatriz Brandão, aluna do 9º ano, que propôs parcerias entre escolas privadas e Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs). “Temos o projeto como uma maneira efetiva de agir em nossa comunidade. Achamos que essa experiência foi muito positiva, visto que ela nos proporcionou pensamentos sobre o meio em que vivemos e nos permitiu perceber que a mudança parte de cada um”, disse 

O resultado dos trabalhos pode ser encontrado no Instagram que os alunos e alunas criaram @theredchaircsl2021. Para quem desejar saber mais sobre a campanha global, acesse: educatemagis.org

 

Tags