Notícias

Inaugurada a Horta Orgânica do CSL

Espaço sonhado, semeado e cuidado por quem se preocupa com a casa comum.

No mês de novembro, o CSL ganhou uma horta 100% orgânica, que foi idealizada, projetada e executada pelos estudantes. A ideia inicial partiu das alunas do 8º ano, Manuela Galbier e Luana Alcantara que uniram forças com os/as colegas do EM que são integrantes do Clube do Clima – clube criado para discutir questões ambientais -, e estudantes do EFII, que são membros do Grêmio Estudantil – poder executivo dos alunos/as dentro do colégio.  

Com o apoio dos professores, os alunos e alunas estudaram o local para área de plantio, limparam o terreno e plantaram algumas mudas, entre elas, capim santo, hortelã, alface, almeirão e agrião, que serão utilizadas para o consumo na escola. Esse processo só foi possível com a ajuda de todos, conforme explicou a aluna Manuela: “Foi um projeto com muitas etapas, desde conversas com a equipe de ciências do colégio até a escolha do lugar e do que plantar. A horta comunitária promove integração e inclusão entre os/as alunos /as, além de estimular o contato com a natureza e ser um espaço de aprendizado “, destacou.  

Evandro César dos Santos, professor de Geografia do EFII, explicou que os trabalhos que envolvem a horta são feitos no tempo de estudo do FII e após o horário de aula do EM, e enfatiza que, juntamente com o acompanhamento do professor de Geografia do EM Thiago Souza Vale, são trabalhadas questões como conscientização ambiental, desperdício, consumismo, agricultura sustentável, entre outras: “É importante que eles conheçam sobre a cultura orgânica, isso melhora a relação deles com a comida e com a natureza. Por meio do conhecimento começam a valorizar todo o processo que o alimento passa até chegar às prateleiras dos mercados”, disse Evandro.  

Paciência e resiliência também são aspectos desenvolvidos durante o processo, conforme relatou Denise Curi, coordenadora de área: “Acompanhar todo o processo de uma horta, desde a preparação da terra até a colheita, possibilita uma observação dos processos cíclicos e interdependentes da natureza, dos quais a cultura ocidental se afastou. Isso é importante para valorizar o processo de produção de alimentos, como disse o Evandro, e para ajudar no desenvolvimento de qualidades como paciência e resiliência, e na compreensão da beleza e da complexidade da vida”, explicou Denise.     

Ao participar do projeto, a aluna Vitória Saccomandi, da 3ª série do EM, teve a certeza de que fez a escolha certa ao optar pelo curso de Ciências Ambientais na faculdade: “O projeto abriu os meus olhos para a complexidade da plantação e preparo da terra […] e me deu uma base para iniciar a graduação tendo certeza de que escolhi o caminho certo! E é por isso que eu espero muito que a iniciativa da Horta Orgânica continue por muito tempo como uma marca da importante parceria do grêmio e do Clube do Clima, para possibilitar que outros alunos possam participar dessa incrível iniciativa”, finalizou.  

A primeira colheita será realizada no período de férias dos estudantes e ficará sob os cuidados de alguns colaboradores do CSL, entre eles, Genilson de Carvalho Saraiva, jardineiro do colégio que falou sobre o empenho dos/as alunos/as: Farei a primeira colheita que será durante as férias escolares, mas as próximas mudas serão plantadas somente com a presença e escolha dos estudantes, que mostraram bastante interesse e se empenharam em cada detalhe da horta, sempre com a preocupação de um plantio orgânico. No mundo em que vivemos é importante pensar em tudo o que não agrida a natureza”.  

Luana, uma das idealizadoras da horta, finalizou a entrevista agradecendo a participação de todos os envolvidos: “Foi uma experiência incrível ter a possibilidade de executar um projeto desse. Eu queria agradecer a todos que ajudaram e participaram, mesmo que em pequena escala na horta. Vocês todos fizeram isso acontecer, a horta é fruto de todo o nosso esforço”.