Notícias

Estudantes do CSL realizam curso de Primeiros Socorros no Instituto Dante Pazzanese

Treinamento promove segurança dentro do ambiente escolar

Entre os meses de novembro e dezembro, um grupo de estudantes, do 5º ano ao Ensino Médio, e colaboradores/as do Colégio São Luís realizaram o “Treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar para crianças e adolescentes”, curso oferecido pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que garantiu certificado para todos os participantes.

A iniciativa foi do Grêmio Estudantil que apresentou o projeto do Curso de Primeiros Socorros ao Conselho de Representantes que aprovou e aprimorou a ideia inicial. No projeto apresentado pelos estudantes a preocupação com um ambiente seguro apareceu desde o momento da primeira apresentação feita pela aluna Teresa Pilotto da 2a série do EMI.

O treinamento prático foi realizado em manequins disponibilizando um para cada integrante do curso. Toda sequência de atendimento de uma vítima de parada cardiorrespiratória  foi aplicada: desde o reconhecimento, solicitação de ajuda e aplicação das compressões torácicas.

De acordo com o Instituto, crianças podem ser instruídas quanto à técnica de Ressuscitação  Cardiopulmonar a  partir  dos  10  anos  de idade. É a partir dessa idade, que elas terão alcançado certo nível de maturidade para compreender a importância de sua participação  nesses  casos e  terão  a  força  física necessária  para  executar  as compressões  torácicas  em adultos.

O coordenador de dimensão cultural do colégio, Antonio Eduardo Serzedello De Paula, explicou que representantes da CIPA e o bombeiro do CSL também participaram do curso: “A ideia é formar uma brigada do cuidado no colégio. Além de ajudar no conhecimento dos primeiros socorros, o projeto também ajuda na integração dos alunos e alunas das diferentes séries e com os colaboradores/as”, finalizou.

O projeto permite que esse cuidado ultrapasse o ambiente escolar, é o que relatou o aluno Brayan da Silva Araújo, da 2ª série do EMN, ao afirmar que não tinha conhecimento sobre práticas de primeiros socorros e, que após o curso fez questão de retransmitir o conhecimento para a sua família: o conhecimento não deve ser singular e sim compartilhado. Pensando nisso, assim que eu cheguei em minha casa fiz questão de repassar tudo o que aprendi para todos os meus familiares, uma vez que, quanto mais pessoas souberem, mais vidas poderão ser salvas, disse.

“Promover a capacitação e conhecimento em primeiros socorros é uma forma de preservar a segurança e o bem-estar de todos dentro do ambiente escolar”, afirmou Gabriel Nahme, auxiliar pedagógico, que completou falando de sua experiência ao participar do treinamento: “Participar desse projeto foi gratificante, pois todos nós de alguma forma temos compromisso com o bem-estar do próximo e poder sentir-se apto a  oferecer ajuda é, em primeiro lugar, um ato de compaixão e solidariedade”.

Lei Lucas

A lei de outubro de 2018 torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de estudantes, docentes e colaboradores de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil. Neste ano, além do treinamento no Instituto Dante Pazzanese, o CSL promoveu internamente o curso de Primeiros Socorros para os/as colaboradores/as. O conhecimento adquirido pode ser difundido e aplicado no ambiente escolar e familiar, visando um ambiente seguro e confiável para toda a comunidade educativa.