Notícias

CSL promove diversas atividades que celebram a passagem de ciclo do 5º ano

Formação para valores, a partir da perspectiva inaciana, é o principal objetivo das atividades propostas na passagem do EFI para o EFII.

Durante o mês de novembro foram realizados alguns exercícios da Aplicação dos sentidos –audição, tato e olfato -, atividade conduzida pela Formação Cristã, em parceria com a Orientação Educacional, direcionada aos alunos e alunas dos 5ºs anos.

Na quarta-feira (8), os estudantes vivenciaram as demais aplicações: visão e paladar, além de   outras dinâmicas propostas especialmente para esse momento em que as turmas se despedem do Ensino Fundamental I.  Tendo como escopo a formação para valores, a partir da perspectiva inaciana, e com o intuito de gerar reflexões sobre o que passou e o que está por vir, eles também participaram do “Ritual de passagem”; “Projeto de vida” e “Memórias do ano”. As atividades foram encerradas com uma experiência esportiva que teve como objetivo gerar integração entre os novos colegas do 5º e 6º ano.

Aplicação dos sentidos: um momento de dinâmica, reflexão e partilha sobre a espiritualidade inaciana. Seguindo o princípio de Santo Inácio de Loyola, “Amar a Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus”, os estudantes participaram dos exercícios de visão, paladar, escuta, tato e olfato. As atividades mostraram que é possível despertar memórias afetivas por meio do olfato e paladar; de ter um olhar mais atento para lugares que são conhecidos, e assim, exercer o sentido da visão “Ver novas todas as coisas”; de compreender que Deus também se faz presente por meio de uma escuta atenta e naquilo que podemos tocar e sentir.

“Eu passo aqui todos os dias e nunca reparei que ao lado do colégio têm pessoas em situação de rua, disse Maria Eduarda Guimarães Marques da Silva, aluna do 5º ano, durante a caminhada entorno do colégio, atividade proposta durante o exercício de visão,

Ritual de passagem: a dinâmica reuniu os estudantes dos 5ºs anos que fizeram perguntas sobre o novo ciclo para um grupo de alunos/as dos 6º anos: Podemos usar fichário? O que fazer no tempo de estudo? Como funciona o período de provas? Quantas aulas teremos por dia? Essas e outras perguntas foram respondidas com entusiasmo de quem estava ali para colaborar: “Não precisam se preocupar”, frase dita em diversos momentos pelos estudantes dos 6ºs anos.

Memória do ano: A música “Como uma onda”, de Lulu Santos, foi o ponto de partida para o exercício que trouxe como proposta, um resgate de como eram e quais as expectativas que tinham sobre si, em janeiro de 2021, e como eles se enxergam agora. Em um cartão especial, com fotos de toda a turma, os estudantes encerraram a atividade com trocas de assinaturas.

Projeto de vida: “Vamos fazer uma viagem e vocês podem levar alguns pertences. Escolham o que é importante! No decorrer do percurso é preciso abandonar um, dois, três itens, restando apenas um!” Como tomar essa decisão? Esse exercício teve o objetivo de fazê-los pensar sobre a importância de fazer escolhas e de tomar decisões: “Até aqui muitas decisões foram feitas pelos responsáveis de vocês. Com a nova caminhada no EFII vocês irão precisar fazer escolhas sozinhos, e isso aumenta a responsabilidade. Fiquem tranquilos, vocês receberão ferramentas que irão ajudá-los a chegar no destino desejado”, disse Thadeu da Silva Souza, jesuíta e analista de projetos do CSL.