Notícias

CSL homenageia estudantes medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento

O empenho e dedicação dos/as alunos/as e professores garantiram 81 medalhas ao longo do ano.

Na quarta-feira, 14, o CSL abriu as portas para homenagear os estudantes que participaram das Olimpíadas do Conhecimento 2021. Ao longo do ano, os/as alunos/as, do Ensino Fundamental I ao Médio, participaram de 13 modalidades, das quais seis divulgaram os resultados: Biologia; Matemática; Matemática da Unicamp, Ciências; Canguru de Matemática e Astronomia. Nessas olimpíadas, os estudantes do CSL conquistaram 81 medalhas. Cada aluno/a pôde trazer dois convidados para a cerimônia, que também contou com as presenças dos/as professores/as e da direção do colégio.

Padre Edison de Lima, SJ, diretor geral do colégio, deu as boas-vindas à comunidade educativa e fez uma breve apresentação sobre a vida do jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês Pierre de Teilhard de Chardin. De acordo com Pe. Edison, Chardin buscou construir uma visão integradora entre a ciência e a Teologia e por meio de suas obras legou para posteridade uma filosofia que reconcilia a ciência do mundo material com as forças sagradas do Divino e a Teologia.

“O processo de aprendizagem sempre supõe uma relação contínua entre muitos indivíduos [..] A aprendizagem, e neste caso, a ciência, tem a dimensão intelectual, mas ela não é única, pois as competências necessárias à aprendizagem incluem também habilidades e valores humanos. Que Teilhard de Chardin os inspire a equilibrar o conhecimento com a mística”, disse Padre Edison.

Com o Projeto Olimpíadas do Conhecimento, o CSL apoia a participação dos estudantes em competições relacionadas a diferentes áreas de estudo, além das citadas anteriormente, os alunos e alunas participaram ao longo do ano das Olimpíadas de Física, Geografia, História, Linguística, Química, Neurociência e Raciocínio lógico. Desde 2020, vestibulares de grandes universidades públicas, como USP, UNICAMP e UNESP, reservam uma cota de vagas para alunos medalhistas de Olimpíadas Científicas.

Luana Alcantara, aluna do 8º ano, representou os estudantes medalhistas e, falou sobre o seu processo de superação em Olimpíadas. Ela relatou que durante o 6º ano participou de uma das modalidades e se deparou com algo novo e desafiador, percebeu que não estava preparada e teve dificuldades para preencher o gabarito. No ano seguinte, tentou novamente e conquistou uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). “E, neste ano, depois de muito esforço, eu consegui uma medalha de ouro na OBA e uma de bronze na Olimpíada Nacional de Ciência. A minha história mostra que conquistar o que cada um aqui conquistou não é nada fácil. As olimpíadas ajudaram a construir quem eu sou. Além de ótima experiência acadêmica, também é uma experiência que ajuda no desenvolvimento pessoal do estudante”, finalizou.

Durante a homenagem, os alunos e alunas medalhistas foram chamados individualmente para receberem os certificados e tiraram fotos com os/as seus professores/as. “Em 2021, ano em que o mundo necessitou da evolução da ciência, nos anima enxergar esses nossos jovens cientistas respirando ciências. Parabéns pelo empenho e conquista”, disse Antônio de Pádua Duarte Teixeira, professor de Ciências do colégio e coordenador das olimpíadas de ciências.

Tags