Notícias

Jornada Pedagógico-Administrativa 2022

Encontro reuniu docentes e não docentes para formação e planejamento anual. 

De 24 a 28 de janeiro, o CSL realizou a Jornada Pedagógico-Administrativa 2022, um encontro com professores/as, diretores, coordenadores/as e demais colaboradores/as não docentes para treinamentos, trabalhos em grupo e reuniões de planejamento para o novo ano letivo.  

Na abertura, o diretor-geral do colégio, Padre Edison de Lima, SJ, falou sobre os projetos para 2022 e destacou as quatro preferências apostólicas universais da Companhia de Jesus: “Mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento”; “Caminhar junto aos pobres, os descartados pelo mundo, os vulneráveis em sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça”; “Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança”; e “Colaborar com o cuidado da casa comum”.  

Na sequência, o diretor acadêmico, Renato Aloísio Laurato, apresentou as adequações nos horários de aulas, os componentes curriculares do Novo Ensino Médio, o Programa de Cultura Digital, o Regimento Escolar, o Calendário Letivo de 2022 e as ações das coordenações ao longo do ano.   

Já o diretor administrativo e financeiro, Irineu de Jesus Villares, trouxe dados importantes sobre a atual conjuntura econômica do Brasil e como o CSL se insere nela. Explicou a estrutura organizacional do colégio, o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), desenvolvido e executado em todas as unidades de Educação Básica e Superior da Rede Jesuíta de Educação (RJE), e divulgou as adaptações que foram realizadas em diferentes espaços da escola: administrativo, infantil, corredores, área externa, sala de artes etc.

Ao longo da semana, coordenadores/as e convidados/as externos/as apresentaram as inciativas que serão adotadas em 2022, sempre alinhadas com as quatro preferências apostólicas da Companhia de Jesus e com as diretrizes da nossa matriz curricular, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE. 

Instituto Muda – Meio Ambiente 

Atendendo as propostas feitas pelo Papa Francisco em sua carta apostólica “Sobre o cuidado da casa comum”, o CSL convidou representantes do Instituto Muda para apresentarem o projeto que pretende revisitar e ampliar os trabalhos de reciclagem no colégio. O instituto tem como proposta a Economia Circular, de modo a garantir os três eixos do conceito de sustentabilidade: ambiental, social e econômico; e foca na coleta de resíduos, que são distribuídos em cooperativas de catadores de baixa renda. Com essa parceria, o CSL passa a ter um serviço de gestão de resíduos, que, durante sua implementação, oferecerá treinamentos para a comunidade educativa. Todos os materiais utilizados na adequação da coleta serão ecologicamente corretos. 

Neurociência e aprendizagem 

Ainda sobre cuidados e pensando em um futuro cheio de esperança, a fonoaudióloga e psicopedagoga Telma Pantano discorreu sobre “Neurociência e aprendizagem”. A especialista apresentou possíveis situações desafiadoras que professores/as podem vivenciar frente às inseguranças causadas pela pandemia e mostrou como conhecer o funcionamento do cérebro pode ser a chave para o estímulo de um desenvolvimento cognitivo saudável nos/as estudantes. 

Programa de Cultura Digital e Política do Cuidado   

Dentre tantos momentos importantes, merece destaque a formação sobre o Programa de Cultura Digital e Política do Cuidado.  A advogada Karolyne Utomi, especialista em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, pôde reforçar a importância do uso consciente da internet:

“Com a educação, orientação e preparação de crianças e adolescentes para o mundo digital, dentro e fora das dependências do colégio, é possível avançarmos e caminharmos com as novas tecnologias que nos auxiliam e contribuem para o desenvolvimento da sociedade”.

O programa prevê o uso de computadores pessoais em 2022, para que os/as estudantes, a partir do 6º ano, desenvolvam habilidades e competências de cultura digital com autonomia e segurança. O gerente de Tecnologia da Informação, Wilson Martins Júnior, explicou, em outro momento do evento, como será o processo de implantação do Programa de Cultura Digital, o qual também envolve a aquisição de livros digitais, plataformas e softwares que serão utilizados nos diferentes componentes curriculares. 

Práticas Pedagógicas Antirracistas  

Os participantes da Jornada Pedagógico-Administrativa também conferiram uma palestra sobre “Práticas Antirracistas”, com a participação da pedagoga e doutora em Educação, Mariana Martha de Cerqueira Silva. Em 2021, o CSL se declarou antirracista e, desde então, mantém um diálogo fraterno e colaborativo com o Coletivo Antirracista de Pais, Mães e Responsáveis do colégio. A palestra teve o objetivo de mostrar que práticas racistas podem ser descontruídas, e a escola, como espaço formativo, tem o dever de se questionar e propor questionamentos, além de mudar suas concepções e incentivar mudanças em seus estudantes: “A nossa história precisa ser reconstruída nos currículos escolares e, sobretudo, nas nossas escolas”, disse a palestrante Mariana Martha.  

O protocolo de biossegurança do colégio também esteve na pauta da jornada. Em apresentação sobre o tema, a médica infectologista Dra. Mirian Dal Ben trouxe um panorama da atual situação da covid-19 em São Paulo e explicou quais foram as atualizações necessárias para o início do ano letivo. 

Essas e outras informações sobre a estrutura organizacional do colégio foram apresentadas no evento. Além disso, as equipes também se reuniram para um planejamento específico de cada segmento. O encontro marcou o início de uma nova caminhada, oferecendo aos/às docentes uma formação pautada, acima de tudo, na cidadania global, para que eles/as possam ajudar os/as estudantes a se compreenderem como futuros cidadãos/ãs do mundo.   

 

Tags