Notícias

Últimos dias da Exposição Enciclopédia Negra no CSL

Mostra reúne uma seleção de histórias e retratos de personalidades negras

Disponível no espaço de exposição do colégio, desde novembro de 2021, “Enciclopédia Negra” traz um desdobramento do livro homônimo dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artista Jaime Lauriano, publicado em março de 2021 pela Companhia das Letras. A mostra, que estará disponível no colégio até a primeira quinzena de março, foi visitada por diversas turmas, que desenvolveram atividades inspiradas nas histórias e nas artes. Os estudantes do 3º ano do EF I, por exemplo, trabalharam a reprodução da arte em papel e também em argila.  

 A enciclopédia apresenta mais de 550 biografias de personalidades negras, em 416 verbetes individuais e coletivos. São histórias de vidas apagadas ou nunca registradas; de personagens negras que lideraram movimentos de resistência e negociaram melhores condições de vida; que foram separadas de seus filhos; compraram alforrias etc. Em busca de maior representatividade, as diversas narrativas invisibilizadas na história social, ganharam espaço no CSL e na Pinacoteca de São Paulo – os trabalhos originais foram doados ao museu. Para interromper essa invisibilidade, 36 artistas contemporâneos foram convidados a produzir retratos dos biografados.  

A Biblioteca do colégio adquiriu exemplares da Enciclopédia e eles estão disponíveis para consulta de alunos/as e colaboradores/as. Em 2021, o Colégio São Luís reafirmou seu compromisso com uma educação antirracista, a exposição convida a comunidade educativa a conhecer e a valorizar as personagens e as culturas afro-brasileiras, que compõem a identidade nacional.