Notícias

Volta às aulas no CSL: um ambiente acolhedor, seguro e sadio para todos

Em meio a diferentes sentimentos e emoções, estudantes são acolhidos com preparo, planejamento e afeto

A Jornada Pedagógico-Administrativa 2022 trouxe luz aos docentes e não docentes sobre os principais temas que serão trabalhados ao longo do ano letivo. Com a equipe preparada e o protocolo de biossegurança atualizado, chegou a hora de receber os/as estudantes! Desde 31/01, mais de 2.200 alunos/as foram preenchendo os espaços do CSL, com muita alegria, entusiasmo e esperança de um futuro melhor.

Num primeiro momento, foram planejadas ações de acolhimento para os/as novos/as alunos/as que estão iniciando a vida escolar no CSL e para os que retornaram das férias escolares. Realizadas com propriedade, estratégia e preparo, essas ações mostraram que, quando permeadas pelo afeto e empatia, criam uma ecologia que facilita o processo de ensino-aprendizagem:

“No momento da acolhida, é importante valorizar o sentimento da criança e mostrar que a equipe pedagógica está aqui para ajudar! O processo de adaptação é muito singular e personalizado, sempre considerando o ritmo de cada estudante. É um momento que requer cuidado, planejamento pedagógico e afeto”, disse a orientadora educacional da Educação Infantil Marília Masini. Ela também explicou que, durante o processo de adaptação, as crianças do Pré confeccionaram cartões para os pais, com o objetivo de expressar como estavam se sentindo no colégio.

ADAPTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO  

A primeira semana foi marcada por atividades que promoveram a socialização e as relações interpessoais, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Houve contação de histórias, dinâmicas para apresentação dos/as professores/as e colegas de turma, reconhecimento dos espaços e muita interatividade.

Como parte da integração, os/as novos/as estudantes do EMI receberam um tutor, um colega veterano para ajudá-los/as na socialização. Além disso, uma dinâmica revelou as semelhanças e diferenças entre eles/as: quem tem o mesmo nome; quem tem pais com a mesma profissão; quem nasceu no mesmo estado; quem está chegando no colégio e muitas outras curiosidades, que foram apresentadas com o objetivo de promover aproximações e, acima de tudo, relações duradouras de cuidado mútuo. Os mesmos exercícios foram propostos para algumas turmas do EF II, que também tiveram a oportunidade de celebrar a união e apreciar as semelhanças e as diferenças.

Felipe de Magalhães Brega foi voluntário para ser o tutor do recém-chegado Rafael Resina Serafim, ambos do 6º ano. O veterano apresentou o colégio e fez todas as atividades do dia ao lado do novato: “O Felipe me mostrou os espaços, jogamos futebol, almoçamos juntos. Ele tornou o meu primeiro dia de aula mais fácil”, falou Rafael.

Planejamento também fez parte das atividades iniciais dos/as alunos/as do 7º ano do EF II, que, durante a aula do componente de Ensino Religioso, puderam escrever sobre as perspectivas, os desejos e os receios em relação ao novo período.

Já os/as estudantes do EMN foram recepcionados/as pela coordenação, pelos/as professores/as e pela direção do CSL. No primeiro dia de aula, Padre Edison de Lima, SJ, iniciou o momento de acolhida com uma oração e uma benção. Depois de ouvirem as orientações para o ano letivo de 2022, os/as estudantes conheceram melhor os espaços de aprendizagem do CSL.

A VOLTA DOS CURSOS EXTRAS 

A pandemia ainda não acabou! No entanto, com os protocolos sempre atualizados e com o avanço das vacinas, foi possível retomar as atividades. Assim, após dois anos, os cursos extras estão de volta!

Diversas modalidades esportivas e culturais acontecem após o período regular das aulas e propiciam aos/às estudantes conhecimentos técnicos, além de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, no raciocínio lógico, no trabalho em equipe, na socialização e na criação de hábitos de autocuidado, promotores de saúde e bem-estar:

“A escolha do curso extra favorece a autonomia, pois os alunos optam por atividades para as quais possuem maior aptidão, além de ser uma oportunidade de complementar a formação e colaborar na rotina familiar”, explicou Eduardo Ribeiro, coordenador de Esportes e Cursos Extras do CSL.

 

BÊNÇÃO PARA O ANO LETIVO

Para selar esse momento inicial de 2022, P. Edison visitou todas as salas de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio, deu as boas-vindas aos/às estudantes, apresentou-se para quem está ingressando no colégio, rezou junto com alunos/as e docentes e abençoou a todos/as, desejando um bom ano letivo.