Notícias

Sexta-feira de Carnaval foi marcada por vivências culturais

A cultura popular brasileira faz parte da matriz curricular do Colégio São Luís e da BNCC 

Na última sexta-feira, 25/02, o CSL realizou atividades com o tema “Carnaval”. O baile contou com as presenças de Lila e Juca, dois bonecos de Olinda que foram confeccionados pelos/as estudantes da Educação Infantil, nas aulas de Artes. Também estiveram presentes os ilustres Homem-Aranha, Mulher-Maravilha, Batman, Super Mario e Naruto, além de princesas, sereias, anjos, dinossauros e muitos outros personagens conhecidos e não tão conhecidos, já que os/as carnavalescos/as usaram a criatividade. Todos/as se divertiram com as clássicas marchinhas e aproveitaram para dançar e brincar com os/as colegas. 

Lila e Juca ganharam traços, cores e acessórios, após uma explicação da professora de Artes Raquel Figueiredo sobre a cultura popular brasileira. Ela apresentou referências de arte regional, falou sobre como a festa é comemorada de forma diferente no Brasil e destacou os carnavais de São Paulo e Pernambuco: “Trabalhar essa temática é resgatar a cultura popular brasileira, trazer para as crianças o contato com essa arte regional, valorizando suas características e costumes […]. A ideia do boneco de Olinda surgiu por ser um artefato lúdico, grande e colorido, que chama atenção dos estudantes pelo tamanho e variedade, além de remeter à infância, aos bonecos e bonecas, que fazem parte do dia a dia de toda criança”, disse Raquel.  

No Ensino Fundamental II, durante as aulas de música da semana, os/as estudantes conheceram, cantaram e acompanharam as tradicionais marchinhas de Carnaval com o projeto “O Abre-Alas”. Esse título faz referência à primeira marchinha carnavalesca da história, lançada em 1899, por Chiquinha Gonzaga, uma personalidade fundamental para a música brasileira sobre quem os/as alunos/as aprenderam. Ela foi a primeira mulher a ocupar uma posição de protagonismo como compositora e era militante dos movimentos feminista e abolicionista. Além das suas canções, outras obras da música popular brasileira do fim do século XIX também foram estudadas.