Notícias

Momento Magis foi marcado por partilhas e descobertas de sentimentos e emoções

Atividade foi realizada em sábados letivos e proporcionou momentos inspiradores de aprendizados e vivências sobre diferentes sentimentos

Amor, tristeza, medo, alegria, coragem… Qual a importância da criança identificar e entender suas próprias emoções e sentimentos? Nos dois últimos sábados, os/as estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do EF I participaram do Momento Magis, termo em latim que significa “mais”, “maior” ou “melhor”. É por meio do Magis que a pedagogia inaciana faz um convite “para sermos mais para os outros, por meio do amor partilhado entre todos”.  

O primeiro encontro, realizado no dia 26/03, foi direcionado aos/às estudantes do Pré I, Pré II e 1º ano. De forma lúdica, os/as estudantes do EMN apresentaram uma peça teatral sobre os sentimentos. O que acontece quando os novos alunos/as de uma escola são o amor, a tristeza, o medo, a alegria? O enredo mostrou como esses sentimentos se manifestam e refletem no dia a dia entre os colegas da turma, professores e gestores.  

Atentos/as e participativos/as, os/as alunos/as aplaudiram a apresentação e com muito entusiasmo e alegria, separados por turmas, dialogaram sobre a peça. Na sequência, confeccionaram um boneco que representasse o sentimento que mais chamou a atenção. 

No dia 02/04, foi a vez dos/as estudantes do 2º ao 5º ano prestigiarem a peça teatral dos/as alunos/as do EMN. Desta vez, o enredo retratou a reação de um grupo de escoteiros ao receber uma nova integrante e, juntos, em uma aventura, enfrentaram desafios. O intuito da apresentação era despertar nas crianças uma reflexão sobre os sentimentos, empatia e a identificação com a história e os personagens.   

Divididos em grupos, elegeram um nome para a turma,  produziram uma bandeira, criaram um grito de união e registraram o momento fazendo entrevistas entre eles. Foi um encontro com muita criatividade e interação! No final, ganharam um bóton com a frase “Sou um bom amigo / Sou uma boa amiga”.   

Conforme as competências gerais que compõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o autocuidado e autoconhecimento, que permite ao/a aluno/a conhecer-se, apreciar-se, reconhecer suas emoções e as dos outros, devem ser trabalhados em sala de aula. A coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Simone da Costa, explica que “essas habilidades são trabalhadas diariamente no colégio e que o Momento Magis foi uma oportunidade para que os/as estudantes estivessem totalmente voltados para o autoconhecimento e para a valorização do trabalho em grupo”. 

Educação Infantil e 1º ano do EF I
2º ao 5º ano do EF I