Notícias

Atletismo: prática corporal colabora na formação integral dos/as alunos

A modalidade é aplicada nas aulas de Educação Física e utilizada em outros componentes curriculares.

Correr, saltar, arremessar, lançar, são práticas que podem parecer apenas brincadeiras de criança. No entanto, estão presentes em diversas habilidades esportivas, entre elas, o atletismo, apresentado aos/às estudantes do CSL por meio de brincadeiras e como jogos pré-desportivos, sempre adaptados de acordo com o segmento.  

O CSL possui um espaço específico para a prática da modalidade, porém outros ambientes também são explorados, como o Pilotis e as quadras de esporte. De acordo com a professora de Educação Física Tatiane Mohr Saes, o atletismo colabora no desenvolvimento da ação motora e serve de auxílio para o aprimoramento de outras modalidades esportivas. Ao experienciar as atividades, as crianças e os adolescentes desenvolvem suas capacidades físicas, como resistência, força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, agilidade e ritmo.  

De acordo com Tatiane, quando direcionado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I, associado às estratégias pedagógicas, o atletismo favorece a arte do brincar: “É na alegria do brincar e na interação com os colegas e com o espaço que os movimentos se desenvolvem”. Já aos/às alunos/as do Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio, “a técnica integrada à competição contribui significativamente para as necessidades biológicas e sociais”. 

Como exemplo dessa integração, podemos citar a atividade dos/as alunos/as do 3º e 4º ano do EF I em que eles/as vivenciaram a junção das aulas de matemática com o esporte. A parceria foi satisfatória para Bruno Gattai Porto de Oliveira, aluno do 3º ano do EF, que demonstrou entusiasmo ao falar sobre a prática do salto em distância durante a atividade “Brincando de Atleta”, nas aulas de Matemática: “O meu primeiro salto foi de 2,91 m, depois eu consegui 3,23 m, e o maior deles foi de 3,26 m […] Estou animado para saltar mais vezes”, disse.  

A professora do 3º ano Eloá Fernanda de Freitas explicou que o objetivo da atividade foi o de aplicar e comparar medidas de comprimento, registrar dados de uma medição em uma tabela e construir um gráfico de barra simples: “Os estudantes estavam fascinados com o tema, pois nas aulas de Educação Física aprenderam sobre as diferentes modalidades do atletismo […] Foi pura diversão! Eles compararam a distância dos saltos, conversaram sobre os seus desempenhos, compartilharam estratégias para aprimorar os saltos e no final conferiram, na tabela, os dados utilizados para construir o gráfico da turma”, explicou.  

Essa criação de desdobramentos do atletismo para os demais componentes curriculares é possível devido ao preparo dos docentes do CSL, conforme explicou a professora Tatiane Mohr: “Nós, professores/as, estamos empenhados/as e preparados/as para oferecer uma grande variedade de atividades referentes a essa modalidade esportiva, promovendo efetivamente ações para que o atletismo se torne uma prática corporal e cultural relevante na formação integral de nossos/as estudantes”, concluiu Tatiane.

Confiram as fotos: