Notícias

Pop Emotions – A arte de se expressar

 Os/as estudantes do Pré II criam suas próprias imagens com diversão, cores, sentimentos e criatividade

O projeto Pop Emotions – A arte de se Expressar foi realizado pelos alunos do Pré II e envolveu uma ampla investigação em diferentes áreas do conhecimento: os campos de experiência (Corpo, Gestos e Movimento/ Traços, Sons, Cores e Formas/ O Eu, O Outro, O Nós/ Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação), a área de Língua Inglesa e de Artes. 

A proposta foi iniciada com a observação e a comparação de arcadas dentárias de crianças e adultos. Inúmeras descobertas foram realizadas sobre os dentes e sobre a importância de cuidarmos bem do nosso corpo. 

Como ampliação de repertório, os/as alunos observaram a imagem da personagem Angatu, criada em diversos espaços de Brasília pelo artista carioca Rafael Hiran. Ao descobrirem o significado desse nome, que na língua Tupi Guarani significa “felicidade”, eles/as perceberam que o sorriso é a marca identitária da personagem. 

Unindo o que aprenderam sobre o Angatu com a pesquisa dos sorrisos e muita criatividade, cada criança criou o seu próprio Angatu, “com um sorrisão para trazer alegria para o São Luís”! Exploraram o desenho com lápis grafite, a pintura com lápis de cor e a pintura com guache para o cabelo da personagem! 

Os/as estudantes investigaram os sentimentos e expressões faciais, aprenderam a expressar verbalmente o que sentiam e a perguntar sobre o sentimento dos outros. Nessa exploração, utilizaram recursos como o desenho do colega em acrílico, a fotografia e a modelagem de rostos utilizando massinha. 

Ao longo de todo trabalho, valorizamos os sentimentos das crianças estimulando a sua liberdade de expressão, ao mesmo tempo em que as auxiliamos a lidar e externalizar suas emoções de forma respeitosa, legitimando a diversidade. 

Ao final da investigação, as crianças conheceram a Pop Art pelo olhar do artista Andy Warhol. Perceberam que uma mesma imagem, um mesmo desenho se repetia várias vezes, mudando apenas a cor que ele usava para pintar. O colorido de suas pinturas, serigrafias e fotografias ampliaram possibilidades de abordar os sentimentos de forma lúdica e criativa. 

A partir disso, os/as estudantes foram convidados/as a registrar por meio de fotografia dois sentimentos: Happy e um outro de livre escolha. Essas expressões e emoções vivenciadas nas aulas foram inspirações para a realização do projeto Pop Emotions! Cada criança fez interferências com tinta aquarela nas suas fotografias, inspiradas nas cores vibrantes da Pop Art! 

Confiram as fotos: 

*Texto produzido pelas professoras de Língua Inglesa da EI Thaís Fogaça de Almeida e Tatiana Schmidt; pelas professoras regentes do Pré II, Amanda Tomaz Pereira (turma 1); Cristiane Otero Leite (turma 2), Geise Alessandra Rampazo Santos (turma 3), Michelle Ferreira Oliveira (turma 4), Camila Cristina Arantes Ribeiro (turma 5); e pela professora de Artes, Raquel Figueiredo Santos Silva.