Notícias

Fórum de profissões contribui com o processo de escolha profissional dos estudantes do EM

Cerca de 70 profissionais partilharam experiências durante os dois dias de Fórum.

Como parte do Programa de Orientação Profissional do CSL, os/as estudantes do Ensino Médio participaram, nos dias 08 e 09 de junho, do Fórum de Profissões que contou com a presença de especialistas de renomadas universidades e profissionais atuantes em diversas áreas do mercado de trabalho.  

Fórum com as universidades: 

Nas palestras do dia 08 de junho, os/as profissionais das instituições ESPM; Einstein, PUC-SP; FGV; Mackenzie; São Camilo; FEI; FAAP, Singularidades e Cásper Líbero falaram sobre suas histórias e origens. Explicaram acerca dos métodos de ingresso. Trouxeram especificidades das faculdades e interagiram com os/as estudantes, esclarecendo dúvidas e orientando sobre determinadas carreiras.   

Empatia, coragem, disciplina, aprendizado contínuo, comunicação, pensamento crítico e princípios éticos são algumas competências necessárias para ser um bom médico, explicou o Professor Dr. Durval Anibal Daniel Filho, da faculdade Einstein, durante a apresentação sobre o método utilizado para o ingresso na instituição: “Além da capacidade técnica, o/a candidato/a precisa ter competências que não se avaliam em vestibular. São elementos que identificamos durante o nosso método de entrevista e que podem ser desenvolvidos ao longo do tempo”.  

O professor de Direito da PUC, Dr. Álvaro de Azevedo, explicou sobre as possibilidades de atuação dentro da área, falou sobre salários e convidou os/as estudantes para refletirem sobre o que de fato desejam com a escolha da profissão, disse também que é preciso reconhecer os privilégios de se ter um bom estudo e, a partir dessa compreensão, olhar para os paradoxos da sociedade: “Você pretende entrar em uma faculdade de Direito, de justiça e deveres, para estabilizar as suas expectativas ou para reduzir as desigualdades? É preciso refletir! O direito tem que ser um instrumento de redução de desigualdades. Eu desejo ver o brilho nos olhos dessa juventude. Que após esse encontro, possamos sair com a esperança renovada”, disse.  

Fórum com os profissionais:  

Depois de conhecerem importantes instituições universitárias, os/as estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas com especialistas atuantes do mercado de trabalho, que compartilharam a realidade cotidiana, as dificuldades e as perspectivas de cada profissão.   

Para palestrar, foram convidados pais, mães, colaboradores/as, antigos/as alunos/as do Colégio São Luís, profissionais das áreas de medicina; engenharia; comunicação e publicidade; jornalismo; medicina; arquitetura; psicologia; economia; artes; nutrição, farmácia; fisioterapia; ciências da computação e direito. 

A antiga aluna do CSL, especialista em Arte Educação, formada em Artes Plásticas pela USP e em Cerâmica e procedimentos escultóricos na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha, Caroline Lamaita, falou sobre sua trajetória com a arte e como uniu um pouco de cada experiência de trabalho para a construção do seu ateliê de cerâmica: “Vocês devem pensar como começam e não como terminam. A decisão de agora não significa que será a decisão de toda a vida. Vocês irão construir vários caminhos”, orientou.  

A aluna da 3ª série Luísa Brandão Bittencourt quer fazer Direito e explicou que o colégio a ajudou na escolha profissional, pois sempre conversa com os/s professores/as e orientadores/as sobre profissões, cursos e universidades. Ela destacou o fórum como parte importante dessa decisão: “O Fórum de Profissões foi algo que certamente me ajudou na escolha, confesso que o de Direito sempre foi meu preferido! No final da palestra do Dr. Álvaro (Direito) eu fui falar com ele e ele me incentivou, inclusive me presenteou com um livro que está lançando. O principal foi que isso fez muito sentido para mim! O livro não traz somente um conteúdo de excelência, mas um debate necessário, e que tem tudo a ver com o TCC que fiz pelo colégio”, contou.  

Ao longo do dia, os demais profissionais trouxeram casos reais diante da área de trabalho escolhida e falaram das inúmeras possibilidades de cada segmento, além da possibilidade de mudanças na vida profissional: “Estejam abertos para ouvir o coração de vocês! É importante vocês estarem felizes com as suas escolhas e isso vai acontecer se vocês gostarem do que fazem! E no meio do caminho, a gente pode mudar de ideia. Quando a gente entende isso, tudo fica mais fácil”, disse Débora Galvão, que é médica, cirurgiã plástica e mãe de aluna do CSL.  

Confira as fotos:

Fórum com Universidades

Fórum com Profissionais