Notícias

Campanha Caravana pela Hospitalidade traz reflexões sobre migrantes e refugiados


Em manhã de formação, grupo participou de exercícios que despertaram a empatia e a valorização da própria história.

Na última quinta-feira (04/08), alunos/as e colaboradores/as do CSL tiveram uma experiência diferenciada ao participarem de um momento de formação sobre a Campanha Caravana pela Hospitalidade, promovido pela Red Jesuita con Migrantes (RJM) e pelo Serviço Jesuíta aos Migrantes e Refugiados no Brasil (SJMR).

De forma interativa, uma dinâmica ministrada pelo casal Natalia Salazar e Luís Fernando Gómez da RJM proporcionou ao grupo uma reflexão sobre humanidade e hospitalidade: “A hospitalidade é um passo para a reconstrução de quem perdeu tudo”, disse Luís Fernando, que ainda convidou todos/as para um exercício de reconhecimento das semelhanças e diferenças entre si e a valorização da própria história.

Durante o momento, os/as participantes rememoraram os seus lugares de origem. Percebeu-se, então, que alunos/as e colaboradores/as, hoje moradores de São Paulo, vieram de todas as partes do Brasil e de fora do país. Entre eles, estavam os haitianos Blandy Destine e Leyone Fils, que trabalham no Departamento de Serviços Gerais do colégio. A prática do exercício foi para reforçar que “todos somos migrantes”. A colaboradora Leyone relatou que participar da formação trouxe uma conexão com sua família, da qual sente muitas saudades.

A Campanha Caravana pela Hospitalidade é uma iniciativa internacional da Companhia de Jesus e age em favor da causa dos/as migrantes e refugiados/as. Neste ano, o projeto já percorreu diversos estados brasileiros visitando as obras jesuítas e segue para outros países da América Latina nos próximos meses.

Siga @rjm.hospitalidad e saiba mais!

Confira nossa galeria de fotos