Notícias

Projeto de Leitura apresenta a coleção Diário de Pilar para alunos do 3º ano do EF I


Em seus diários, Pilar compartilha conhecimentos linguísticos, sociais, histórico-geográficos, mitológicos e culturais que adquiriu durante suas viagens.

No primeiro semestre, Pilar despertou curiosidades entre os/as estudantes e colaboradores/as do Colégio São Luís. Protagonista de sete obras, ela relata em sua coleção – adotada pelo 3º ano do Ensino Fundamental I –, as viagens que realizou com o seu amigo Breno e o seu gato Samba. Em seus diários, a garota de aproximadamente 9 anos destaca os mitos, as culturas e as histórias dos lugares em que visitou: Grécia, Amazônia, Egito, Machu Picchu, África, China e a Índia. As aventuras não pararam por aí, Pilar também fez história no Colégio São Luís!

Com o objetivo de fomentar a leitura, a obra entrou na lista de material como escolha do/a próprio/a aluno/a. Eles/as poderiam escolher um ou mais volumes da série, “A leitura virou uma febre, de repente estava todo mundo lendo toda a coleção, diz a bibliotecária do colégio, Julliana Mota.

O desejo de conhecer um pouco mais sobre esses divertidos diários tornou os livros da coleção os mais disputadas para empréstimos no primeiro semestre. Para isso acontecer, a equipe da biblioteca planejou diversas atividades com a intenção explícita de engajar e envolver os/as alunos/as.

Pilar e a influência gastronomia

A cultura e os conhecimentos adquiridos por Pilar se expandiram para outros segmentos: durante o projeto foi possível conhecer um pouco da gastronomia dos países pelos quais passou! Os pratos típicos foram servidos no restaurante do Colégio São Luís. Foram incluídos no cardápio Farofa da Amazônica; Salada Grega; Quibebe da África; Creme Caramel do Egito; Arroz Basmanti da Índia e Suspiro Machu Pichu! No entanto, o doce dos deuses tão apreciado pela personagem ficou restrito para os íntimos: a Ambrosia foi servida em sala de aula, somente para os/as estudantes do 3º ano, afinal eles/as já leram sobre a viagem de Pilar à Grécia e sabem que ao comê-lo podem ganhar a imortalidade. Outra iguaria reservada somente para esses leitores/as foi o biscoito da sorte. Eles/as exploraram o livro Diário de Pilar na China, pesquisaram mais sobre a cultura do país e receberam os biscoitos com a mensagem da sorte!

Hábito da leitura

A história de Pilar na China encantou o aluno João Estevão Colombini Ortiz, leitor de toda coleção. Ele elegeu essa aventura como a sua preferida e destacou que o temível dragão preto, figura já conhecida por ele, não era japonês, e sim chinês. Ele ainda contou que ficou curioso para comer o bolinho de arroz com pimenta da China – já passou a receita que está no livro para a sua família! Com entusiasmo, João explicou que identificou elementos dos livros em passeios com o seu avô e até mesmo em sala de aula: “Durante a aula de Geografia, a professora estava explicando sobre a África e ficou mais fácil de entender, porque muita coisa eu já sabia por ter lido o Diário de Pilar na África”, disse João.

A professora do 3º ano do EF I, Elaine Cristina de Oliveira Lotufo, falou sobre o envolvimento dos/as alunos/as com a coleção: “O projeto despertou o interesse e o envolvimento de todos os estudantes. Vivenciamos nas diferentes propostas sugeridas no decorrer do percurso o desenvolvimento e o hábito da leitura”, disse.

Teatro e vitrine literária

Além das leituras, uma das aventuras  tornou-se peça teatral durante o projeto A hora do conto, apresentado todas as últimas terças-feiras, no intervalo do almoço, no espaço da biblioteca. Na ocasião, as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I foram convidadas para embarcarem na rede mágica da Pilar e viajarem até a África para uma aventura incrível.

Com cantos, coreografias, aplausos e muita animação, os/as estudantes mergulharam na história de Fummi, uma princesa iorubá, que junto com Pilar e seus amigos tentam salvar a sua família e o seu povo, capturados por comerciantes de escravos. Foi um sucesso!

Outro destaque do projeto foi a vitrine literária. Cada turma pesquisou a coleção e apresentou, por meio de desenhos em cartazes, aspectos culturais abordados nos livros, tais como monumentos; alimentação; vestimenta; animais; personagens; entre outros. A exposição fez tamanho sucesso, que despertou o interesse pela leitura em alunos/as de toda a escola: “Além dos/as estudantes de outros segmentos perguntarem sobre a Pilar, colaboradores/as também fizeram empréstimos para saber quem era a menina aventureira que apresentou peculiaridades de diversas partes do mundo para o colégio”, disse Julliana.

Encontro com a autora Flávia Lins e Silva

Para finalizar o projeto, a biblioteca promoveu um encontro virtual, no qual os/as alunos/as tiveram a oportunidade de conversar com a autora Flavia Lins e Silva, que atualmente mora em Portugal. Antes do bate-papo, houve a premiação com certificados de leitura para os/as alunos/as leitores da coleção completa. Eles/as ainda fizeram perguntas e descobriram que muita coisa está por vir: “quem sabe um filme de Pilar na Amazônia e uma nova edição contando as suas aventuras na Austrália”, disse Flávia, que ainda pediu sugestões para o roteiro do filme na Amazônia. Diversas ideias surgiram de como Pilar poderia salvar a natureza: “Que tal juntar os personagens de todas as obras para essa aventura?”, recomendou um dos alunos.

Veja abaixo a galeria de fotos:

Pilar e a influência gastronomia

 

Teatro e vitrine literária

Autora: Flávia Lins e Silva