Notícias

Peça teatral e lançamento de livro marcam Manhã Artística do Colégio São Luís


Estudantes do 8º e 9º ano apresentam trabalhos 100% autorais durante o evento.

No último sábado, 13, aconteceu no Colégio São Luís a Manhã Artística, momento em que estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II apresentaram às famílias seus trabalhos artísticos concluídos no primeiro semestre.

Oscar estudantil – 9º ano

As peças teatrais deram início às atividades do dia. Durante o primeiro semestre, os/as estudantes do 9º ano leram e adaptaram crônicas da autora Martha Medeiros a fim de criar cenas que discutem valores essenciais para o ser humano.

Dramaturgia, a escrita do texto teatral foi o tema desse período letivo, nas aulas de Teatro. De acordo com a professora de Teatro, Viviane Fonseca Gonçalves, essa escolha foi motivada pelo objetivo principal de desenvolver aprendizagens significativas de leitura e de escrita, o que resultou em um trabalho totalmente autoral.

“É muito importante que saibam que os seus/suas filhos/as protagonizaram todas as etapas de desenvolvimento dessa atividade, desde a escrita, até a encenação, incluindo a importante etapa da contrarregragem e trocas de cenários. Até isso vocês verão nas peças, pois é parte importante do processo de construção teatral. As encenações foram coroadas na tarde do Oscar do 9º ano, exaltando os trabalhos que se destacaram em diversas categorias. Veremos algumas dessas cenas aqui hoje”, explicou Viviane aos/às convidados/as.

A plateia se emocionou e se encantou com as apresentações. A tristeza permitida foi primeira cena. Inspirada na crônica que leva o mesmo título, as alunas da turma 9.1 ganharam o prêmio de Direção, Cenário e Melhor espetáculo. “A cena compreende a tristeza como uma constatação da nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão”.

A segunda cena Maldita seja foi inspirada na crônica Ela. Pela originalidade, o trabalho rendeu aos estudantes da 9.4 o grande prêmio do evento: Dramaturgia. De forma bem-humorada, os alunos trataram uma questão conflituosa para os homens, a calvície! “O que são algumas dívidas para pagar, um celular sempre sem bateria? Chatices, mas dá-se um jeito! Na calvície, não!”

Liberdade emocionou o público. Inspirada na crônica Fugir de casa, os/as alunos/as da 9.3 conquistaram o prêmio de Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Dramaturgia. A crônica sugere que um mergulho nas artes pode ser uma forma de fugir de casa, sem nem sair do lugar. Na construção da própria cena, o grupo transferiu a narrativa para um centro de cuidados de doenças mentais, em que o protagonista tem a criatividade como único meio para fugir dali.

Para finalizar o momento do 9º ano, os/as estudantes da 9.2 apresentaram A Fuga, também inspirados na crônica Fugir de casa. Eles divertiram a plateia e se destacaram pelo improviso ao criar uma narrativa em que o personagem tenta por várias vezes fugir de casa.

Lançamento do livro Onde mora a felicidade – 8º ano

O segundo momento da Manhã Artística foi marcado pelo lançamento do livro Onde mora a felicidade e outros contos de ficção científica, que reúne produções dos/as alunos/as do 8º ano do Ensino Fundamental II. A obra teve como ponto de partida a reflexão do que é a felicidade e onde a encontramos. A partir dessas questões motivadoras, os/as estudantes leram e discutiram ficções científicas, reportagens, artigos científicos e foram motivados a vivenciar a prática da autoria ao criarem seus próprios contos.

De acordo com a professora Viviane, o projeto buscou desenvolver nos/as alunos/as interpretações sobre a “felicidade”, estejam elas associadas às condições biológicas naturais de cada um, tempos históricos, localizações geográficas diversas, aos aspectos culturais aos quais estão expostos etc.; de tal forma a levá-los a perceber quais seriam os “facilitadores” e os “dificultadores” para se atingir “felicidades possíveis” em um cenário tão diverso e desafiador quanto a contemporaneidade.

Livros em mãos, os jovens escritores e as famílias que estavam no auditório foram convidados/as para uma sessão de autógrafos que aconteceu no Pilotis. Com música ao vivo, presença dos familiares, equipe pedagógica e direção do colégio, o momento foi de confraternização e muita alegria.

“Nosso objetivo primeiro do projeto, em se tratando de um público adolescente, em processo de desenvolvimento de seu projeto de vida, é o de problematizar a impermanência e a inconsistência das construções, feitas pelos nossos alunos e alunas (e por nós, adultos, também), de associações de “felicidade” com o consumo; substituindo o “comprar para obter satisfação”, que é algo efêmero, “viciante”, fugaz; por bases mais sólidas de satisfação, contentamento e alegria; como as práticas de generosidade, compaixão, altruísmo, desapego, empatia etc.; em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU) e as preferências apostólicas universais da Companhia de Jesus; objetivando a construção de um mundo menos desigual e mais fraterno”, finalizou, Viviane.

Veja abaixo a galeria de fotos:

8º ANO

 

9º ANO