Notícias

Semana Inaciana envolveu estudantes de todas as séries e colaboradores do CSL

Semana Inaciana no Colégio São Luís celebrou Santo Inácio de Loyola por meio da presença apostólica da Companhia de Jesus em diversas partes do mundo.  

Com o tema “Companhia de Jesus, uma história, uma trajetória, várias experiências”, o CSL realizou, de 29 de agosto a 02 de setembro, a Semana Inaciana. O objetivo foi celebrar Santo Inácio de Loyola e despertar a comunidade educativa para o sentido da Cidadania Global por meio do contato com a missão da Companhia de Jesus representada nas histórias de vida e missão de alguns santos jesuítas: suas ações, os lugares por onde passaram e pessoas com quem estiveram durante suas vidas missionárias. A partir dos componentes curriculares, o tema esteve presente em diversas atividades que marcaram a Semana Inaciana, como em produções artísticas, poesia, teatro, música, dança e esportes. Para essa última atividade foi planejada uma série de jogos, entre os/as estudantes do Colégio São Luís e do Colégio São Francisco Xavier, que marcou o retorno de torneios interescolares na nova sede do CSL.  

Por uma cultura de paz 

Integrado à Semana Inaciana, o projeto Cultura de Paz, Imigrantes e Refugiados proporcionou aos/às estudantes da 1ª série do EMI a interação com migrantes em diferentes atividades durante o dia de abertura do evento. Em uma roda de conversa, os/as convidados/as falaram sobre as suas histórias de vida e, com o intuito de apresentar a cultura de seus povos, promoveram oficinas para os/as estudantes, são elas: produção audiovisual, artes plásticas, canto, confeitaria, produção de geleias, dança zulu e a importância cultural dos turbantes.

A iniciativa foi uma ação conjunta entre as Coordenações de Ciências Humanas e de Projeto de Vida e teve como objetivo associar as reflexões trazidas pelo componente Mentoria com a construção de uma sociedade mais fraterna, justa, solidária e acolhedora para todos/as, sem exceção.

Colaboraram com o projeto, a venezuelana e confeiteira, Daniella Torres; o sudanês do Sul e educador físico, Jacob Lotabo; o congolês Lavi Kasongo do Instituto Estou Refugiado; a boliviana, indígena aymara e artista experimental, Natali Condori Mamani; a Sul-africana, artista e cantora, Nduduzo Godensia Dlamini; a Congolesa, atriz, artista, modelo, palestrante, ativista dos direitos humanos e Youtuber, Prudence Kalambay e a boliviana, cantora e artista internacional Rosario H. Torrico. 

Os jesuítas e suas histórias  

Os/as estudantes da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio conheceram a vida de 13 jesuítas que marcaram a missão da Companhia de Jesus no Brasil e no mundo. Cada um desses 13 nomes foi apresentado e estudado por cada série, nas aulas de Ensino Religioso, durante o semestre. As narrativas foram produzidas e gravadas pelos/as alunos/as do grupo de teatro do Ensino Médio Noturno e foram apresentadas em um cenário interativo, no auditório do colégio (assista ao vídeo). A partir da seguinte reflexão: diante de tantas coisas que cada jesuíta realizou, o que eu também posso realizar para a maior glória de Deus? Os/as estudantes registraram e fixaram suas respostas em post-its como parte do cenário.

Além do vídeo, alunos/as da Educação Infantil ao EF I receberam um álbum de figurinhas com as fotos dos 13 jesuítas que dedicaram suas vidas à missão de Cristo na Companhia de Jesus. Nas aulas de Tempo Magis dessa semana, os/as estudantes do 8º e do 9º ano também tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns convidados jesuítas que estão fazendo história na Companhia de Jesus. Durante um bate-papo, eles contaram sobre suas experiências vocacionais, como se sentem sendo um “Companheiro de Jesus” e os desafios na missão. 

Quem também esteve no colégio e apresentou artisticamente a história de Santo Inácio de Loyola e São Luís Gonzaga aos/às alunos/as da Educação Infantil foi o Padre Alexandre Raimundo, SJ.  Ele também narrou a história da Companhia de Jesus, com o personagem Peregrino e suas andanças pelo mundo trazendo os feitos que tantos jesuítas fizeram ao longo dos tempos, para as turmas do Ensino Fundamental I e do Ensino Médio Noturno. Ao final, o jesuíta pediu aos/às estudantes que refletissem sobre a pergunta: E eu? O que posso fazer por Cristo?  

Musicalidade e arte na Semana Inaciana 

Mais um jesuíta encantou os/as estudantes: o rapper americano, Mike Martínez, SJ. Ele colaborou com as aulas de Língua Portuguesa e Literatura do EMI e fez apresentações para todos os segmentos do colégio. Suas composições falam sobre o que é ser jesuíta; entrega de vida; dedicação ao projeto de Jesus etc. Durante as apresentações, Mike interagiu com os/as alunos/as e os/as convidou para “viverem uma semana inaciana verdadeiramente inspiradora”.  

A Semana Inaciana também foi tema do Som do meio-dia que aconteceu na sexta-feira, 02 de setembro, no espaço da biblioteca. O professor de música Heber Sanches conduziu o momento com a música “Companheiros.com”, do Grupo OPA, que fala sobre o tema central do evento: “O que é ser um companheiro de Jesus” 

Outra forma de conhecer as histórias desses e outros jesuítas foi por meio de uma exposição montada durante a semana, na vitrine da Biblioteca. Para compor a mostra, peças artísticas produzidas por estudantes do EF I, feitas previamente nas aulas de Artes, completaram o cenário. Eles se inspiraram nas manifestações culturais típicas dos continentes em que viveram os jesuítas presentes na exposição. 

A área de Artes também apoiou os/as alunos/as do 6º e do 7º ano que, inspirados na pedagogia inaciana, confeccionaram um caderno com elementos que lembrassem o MAGIS – o cuidado com o outro, o bem que se pode fazer em favor do próximo.  A produção desse material perdurou durante toda a semana, nas aulas do TEMPO MAGIS, e no último dia da Semana Inaciana foi realizado um Amigo Secreto entre as turmas com a troca dos cadernos.   

Oração do intervalo e Lucernário

Durante a Oração do Intervalo, os/as alunos/as do Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de vivenciar um momento de reflexão sobre Santo Inácio e seus amigos. Ao conversarem sobre o tema, os/as estudantes lembraram de São Luís Gonzaga, Dom Luciano e contemplaram uma arte rememorando a história de São José de Anchieta. Ao final, foram convidados à seguinte reflexão: “Inácio de Loyola ensinava seus amigos a serem amigos de Jesus. Vocês também são convidados a se tornar cada vez mais amigos Dele”. 

Como tradição, a Semana Inaciana foi encerrada com o Lucernário, um momento que reúne os/as estudantes do Ensino Médio Noturno e os/as colaboradores/as para contemplação, oração, leitura do evangelho e música à luz de velas, celebrando a presença de Cristo, Luz do mundo, em nosso meio.
 

Confira na galeria abaixo as fotos de todos os momentos:  

Apresentações do  Padre Alexandre Raimundo, SJ – Educação Infantil, EFI e Ensino Médio Noturno

Oficina de cadernos para Amigo Secreto – 6º e 7º anos EFII

Oração do intervalo – EFI

Apresentação do rapper Mike Martinez, SJ

Tempo Magis – 8º e 9º ano


Oficinas com migrantes – 1ª série Ensino Médio Integral

Esportes: Colégio São Luís x Colégio São Francisco Xavier 

Lucernário