Notícias

Confira como foi a Aula Aberta com a presença das famílias do Ensino Fundamental I


Interatividade, alegria, união, criatividade e muito amor marcaram a Aula Aberta deste segundo semestre.

Em mais uma edição, no último sábado, 10, o CSL recebeu estudantes do Ensino Fundamental I e seus/suas responsáveis para uma Aula Aberta. Juntos, eles/as puderam experienciar diversas atividades propostas para esse momento em família.

2º e 3º ano

Assim, como na maioria dos momentos em família, o encontro proporcionou leveza, afeto, sorrisos, desafios nas atividades e diálogo na solução de problemas, além de reflexão e muita diversão: “Participei da aula de Educação Física com o meu filho Enzo Machado Zuccon, da turma 3.5, e saímos muito felizes”, relatou Patrícia Gomes Machado, também mãe do Lucas Machado Zuccon, da turma 3.1, que acrescentou “as crianças não queriam ir embora, pois estavam muito animados em ver a família, além dos pais/responsáveis de seus amigos/as, ali, todos juntos”.

Lucas participou da aula de Ensino Religioso e, entusiasmado, contou para a mãe que refletiram sobre os valores da família, tema proposto no encontro dessa aula. Após realizarem uma atividade, na qual produziram uma casa com papel e palitos, os/as estudantes e os/as seus/suas responsáveis foram convidados a irem à capela, onde agradeceram e pediram por suas famílias: “A família determina os valores que regem as nossas vidas”, disse a professora Renilda Teixeira Pereira.

Além das atividades oferecidas nas aulas de Educação Física e Ensino Religioso, outras turmas do 3º ano foram divididas entre as aulas de teatro, em que, com muita criatividade, ressignificaram objetos que estavam disponíveis no auditório. Em Inglês, os/as alunos e seus familiares participaram da aula “Wild Animals” e identificaram as características dos animais. Na aula de Steam, planejamento e concentração para a criação de uma garra pantográfica. Em Artes, foco e habilidade para a produção de uma arte polonesa: cores e muita expressão nos resultados.

Durante a Aula Aberta do 2º ano, quem andou pelo Pilotis teve que desviar de diversos foguetes! Eles fizeram parte da atividade proposta na aula de Steam e depois de pronto, bastou soprar para que pudessem decolar. Já quem visitou o espaço da biblioteca encontrou sintonia e muito ritmo na aula de Música. No auditório, os/as alunos e seus familiares trabalharam em uma confecção de fantoches. Muita corrida e diversão durante as brincadeiras na aula de Educação Física. E ainda, dedicação no restaurante durante o preparo de cookies na aula de Inglês.

4º e 5º ano

Nas aulas de teatro do 4º ano, pais e estudantes foram convidados/as a explorar a luz na cena, observando um refletor cênico e experimentando esse tipo de luz durante a criação de uma cena realizada no palco. No Pilotis, durante as aulas de Steam, os/as estudantes e os/as seus/suas convidados foram desafiados a realizarem uma nova construção, tendo como foco os circuitos elétricos. Como critério, cada projeto deveria ter ao menos: um LED; uma fonte de energia; sistema de liga e desliga; uma breve narrativa.

Ritmo, equilíbrio, coordenação e muita habilidade motora durante a aula de Educação Física que propôs vivência de brincadeiras e jogos pertencentes ao contexto nacional, incluindo as de origem oriental.

E por falar em oriental, na aula de Artes, os pais e alunos/as conheceram a técnica do Sumiê. Eles tiveram a oportunidade de fazer a leitura de imagens e após aprenderem procedimentos básicos, produziram suas próprias obras.

Você conhece o baião? Na aula de música, todos/as tiveram a oportunidade de vivenciar variações rítmicas do baião, por meio das músicas Sabiá e O baião, de Luís Gonzaga e Anunciação, de Alceu Valença.No 5º ano, Dorival Caymmi e Caetano Veloso foram os artistas escolhidos para o estudo na aula de Música. De acordo com o orientador educacional Laurindo Cisotto, a Aula Aberta ultrapassa a proposta acadêmica. Ele recebeu um relato de um pai, que, influenciado pela aula, passou o final de semana ouvindo e estudando Dorival Caymmi. “Esse retorno mostra que estamos no caminho certo”, disse Laurindo.

Em inglês, os/as estudantes e suas famílias produziram vídeos planejando uma viagem. Os vídeos foram colocados na plataforma Flipgrid, possibilitando que os pais que ficaram em casa visualizassem os trabalhos.

O que tem na caixa da praça? Improviso não faltou na aula de Teatro. Em quartetos, os/as alunos/as e seus familiares combinaram o que estava na caixa, pensando em uma estrutura de começo, meio e fim.  Eles/as apresentaram à plateia, por meio de ações, a “coisa” imaginária que estava na caixa. Ao final, colocaram no papel suas reflexões e sensações sobre o dia.

Em Educação Física, muita animação com as brincadeiras e jogos propostos no contexto nacional e de origem africana.Foi um dia memorável que tornou visível para as famílias como as aulas são planejadas e desenvolvidas com intencionalidade pedagógica para os estudantes. Aprender com alegria e prazer faz toda a diferença”, disse a coordenadora do Ensino Fundamental I Simone Lima Amaral da Costa.  

Seguem as fotos desse momento marcante para a comunidade educativa:

 

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO