Notícias

Webinário “Branquitude e reeducação das relações étnico-raciais”

Cida Bento trata sobre a dimensão histórica acerca da branquitude

Na noite de 29 de setembro, o Colégio São Luís promoveu o webinário “Branquitude e reeducação das relações étnico-raciais”, com a autora Cida Bento, considerada pela Revista The Economist uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade.

A autora explicou sobre sua longa pesquisa acerca da branquitude: “Branquitude tem dimensão histórica e remete à colonização. Os lugares que os negros ocupam tem a ver com quase 400 anos de escravidão. A maneira como se pensa o negro e o branco tem a ver com essa história. Ao longo da minha trajetória, eu fui buscando pensar as relações, por exemplo, como a de brancos e negros, não como um problema dos negros ou uma questão dos brancos, mas um problema das relações e das histórias das relações”.

Cida enfatizou a importância do reconhecimento e rompimento do que chama de pacto da branquitude para uma reeducação das relações étnico-raciais e alteração substantiva na hierarquia das relações sociais, além de apresentar exemplos de pequenas ações antirracistas que podem ser inseridas em empresas, escolas e no a dia a dia.

Cida Bento é doutora em psicologia, autora de O Pacto da Branquitude (Cia das Letras) e fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, que atua na redução das desigualdades raciais e de gênero no ambiente de trabalho.