Notícias

Exposição Arte Datilográfica – Homenagem às Letras no CSL


A mostra serviu como ponto de partida para diversas atividades em sala de aula.

“A arte é o alimento da alma, nenhum ser pode viver sem a arte”

A Exposição “Arte Datilográfica – HOMENAGEM ÀS LETRAS”, da artista Joana Baraúna, foi inaugurada no dia 12 de setembro no CSL. O conjunto de obras é um trabalho que a autora vem realizando desde 1982, quando começou a criar e desenvolver o projeto.

No lançamento, Joana explicou aos/às estudantes sobre o tema da exposição: “cada traço tem uma mensagem. Tudo o que está aqui fala para nós […] A máquina de escrever faz com que eu viaje”. Ela disse que começou esse projeto homenageando a sua professora Nelly Novaes Coelho, pesquisadora, crítica literária e grande referência da literatura brasileira. Enfatizou a importância da arte para a vida das crianças e para o colégio.

A mostra serviu como ponto de partida para diversas atividades no colégio. As turmas do IB, por exemplo, tiveram diferentes experiências de acordo com cada série: a turma da 1ª série (1.4) visitou a exposição com o objetivo de “Fruição e olhar para as linguagens não verbal e verbal”, refletindo sobre a pergunta norteadora: quanto do conhecimento que construímos por meio das linguagens é determinado pela intenção autoral e pelo repertório cultural do/a leitor/a?

Já para a 2ª série (2.4) a proposta foi “Fruição e olhar para a história da artista e o contexto em que as obras foram produzidas para produção de poemas antirracistas”, que farão parte de Podcast interdisciplinar, de temática “Comportamento antirracista para um mundo mais humanizado”. A 3ª série (3.3) trabalhou a “Fruição e olhar para a estética da produção da artista”, refletindo nas possibilidades de dialogar com o mesmo sentimento dos movimentos vanguardistas de liberdade criadora.

Os demais segmentos também visitaram à exposição e conheceram os 12 textos de Joana, que também cedeu a máquina de escrever que a acompanha há 40 anos, o que despertou muita curiosidade, uma vez que muitos/as alunos/as não conheciam esse instrumento de trabalho da autora.

 A exposição ficará no colégio até a primeira semana de outubro.

Sobre a artista:

Joana Baraúna nasceu em 20 de setembro de 1947, numa família com 17 irmãos, na cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, Paraíba.

Desde cedo, ajudava sua mãe a vender cocada, amendoim e quebra-queixo, mas seu talento para as artes logo foi sendo revelado ao fazer panelas e bonecas moldadas no barro.

Cursou o ensino básico em João Pessoa e se mudou para São Paulo em 1972, onde concluiu o ensino secundário.

Cursou a faculdade de Educação Artística e Artes Plásticas e a faculdade de Letras na USP. Cursou Escultura no Liceu de Artes e Ofícios e fez um curso de Fotografia com Carlos Moreira.

Trabalhou em diversas áreas e também na Secretaria de Cultura de São Paulo. Em toda a sua trajetória, nunca parou de criar, usando várias linguagens artísticas e sempre se preocupando em expressar o que sugeria o seu interior, sem se prender a normas ou técnicas.

Confira mais fotos: