Notícias

Estudantes do 9º ano participam de encontro para conhecer o Novo Ensino Médio


Diversas dinâmicas e atividades foram propostas para preparar os estudantes para as escolhas que terão que fazer ao ingressarem no Ensino Médio.

Com o objetivo de apresentar a proposta do Novo Ensino Médio e acolher os/as estudantes do 9º ano nesta etapa final de sua educação básica, o Colégio São Luís, em parceria com o Centro MAGIS Anchietanum, realizou encontros com as quatro turmas da série, entre os dias 19 e 22 de setembro, na sede do Anchietanum.

A proposta contribuiu para integrar os/as estudantes ao itinerário do projeto de vida, ao motivá-los/as a abrirem-se aos novos desafios, perspectivas e desejos que fazem parte desse momento de suas vidas e formação escolar. Por meio de atividades variadas e dinâmicas, eles/as puderam perceber e compartilhar os sentimentos, expectativas e incertezas em relação ao seu futuro próximo. Assim, como relembrarem estratégias que já utilizaram em outros momentos de transição, que os/as capacita para as novas escolhas e mudanças.

As atividades foram realizadas pela Área Projeto de Vida e Formação Cristã, em parceria com a equipe do Centro MAGIS Anchietanum, que tem vasta experiência no acompanhamento de jovens. A agente de pastoral do Centro, Beatriz Punça, motivou os/as estudantes a refletirem que todos/as são chamados a descobrir seu lugar no mundo, através de um estilo de vida, de uma profissão, de projetos e relações. Isso quer dizer que cada um/a é convidado/a a fazer escolhas autênticas, que correspondam à sua vocação, habilidades, possibilidades, desejos e preferências.

Durante os encontros, o coordenador pedagógico do Ensino Médio Integral, Rafael Araújo, apresentou aos/às alunos/a a proposta do Colégio São Luís, tirando todas as dúvidas, de modo a ajudá-los/as a fazerem escolhas em relação aos itinerários formativos, com segurança e serenidade.

A partir de 2022, o novo currículo Nacional para o Ensino Médio passou a vigorar em todo o país. Ao ingressar na 1ª série, o/a estudante opta por um itinerário formativo, com base em seu projeto de vida e suas áreas de interesse. Além da formação básica, comum a todos/as, os/as estudantes têm disciplinas específicas de um dos itinerários oferecidos pelo Colégio São Luís, de acordo com sua escolha: Ciências da Natureza e Matemática ou Ciências Humanas e Linguagens. Ao longo do currículo, todos/as ainda cursam disciplinas e realizam atividades que estruturam o Projeto de Vida e buscam desenvolver competências socioemocionais. E, na 3ª série, devem escolher novamente entre cursar a revisão de conteúdo para preparação para o vestibular ou o aprofundamento de alguma área do conhecimento.

Ao final de cada encontro, os/as alunos/as foram convidados/as a escreverem uma carta para eles/as mesmos/as, que será aberta em 2025, ocasião em que concluirão o Ensino Médio. Na carta, registraram expectativas, sonhos e compromissos que desejam ter realizado nos próximos três anos.

Acompanhe mais fotos do evento: