Notícias

Famílias dos estudantes participam de Aula Aberta no CSL

Aula Aberta da Educação Infantil e 1º ano do EF I fortalece a conexão entre família e escola

No dia 22 de outubro, o CSL recebeu os responsáveis pelos/as alunos/as da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I para mais uma prática pedagógica em família. Foi um dia de muita troca, descontração e carinho. Durante o acolhimento, os/as docentes explicaram como seria a atividade aplicada e na sequência acompanharam os/as alunos e as suas famílias para os espaços reservados à Aula Aberta.

Pré I e Pré II

Durante uma aventura surpreendente na aula de Teatro, uma das turmas do Pré I e os/as seus/suas responsáveis exploraram, além das salas de aula e teatro, os corredores do colégio para uma vivência teatral baseada no livro “Bárbaro”, de Renato Moriconi, que conta a história de um bravo guerreiro que montou em seu lindo cavalo e saiu em uma perigosíssima expedição. Com o Pré II, a Vivência teatral foi baseada no projeto da turma sobre animais em extinção.

Na aula de Música, os/as alunos/as mostraram para suas famílias que a combinação de ritmos, tecidos, instrumentos e muito movimento corporal, pode deixar um ambiente alegre e feliz.

Esse mesmo sentimento pôde ser conferido nas aulas de Artes, em que os/as alunos/as produziram um autorretrato, e nas aulas de Inglês, em que o destaque era “My Family”.

O Pré II também praticou o vocabulário em inglês junto com a família: por meio de um quiz, eles/as se divertiram. Teve exercícios na Aula de Educação Física, e muita criatividade na representação da história do Sítio da tia Dolores, na aula de Teatro.

Ainda para o Pré II, as atividades da Educação Física envolveram os participantes que tiveram que usar diversas habilidades motoras e, em Ensino Religioso, uma contação de histórias sobre o bom samaritano.

1º ano

“Conviver com a diversidade de pensamentos, de crenças, convicções, modos de ser e viver” foi tema da aula de Ensino Religioso direcionada aos/às alunos/as do 1º ano do Ensino fundamental I e seus pais e/ou responsáveis.

Na aula de Artes, foram desenvolvidas esculturas com papéis. Todos/as mostraram as habilidades manuais na hora de desenhar, pintar, rasgar e colar. Animação não faltou na aula de Música, além de apresentarem aptidão com os instrumentos, todas dançaram e se divertiram. Em Educação Física foi possível compreender que o basquete possibilita diversas brincadeiras. Na aula de Inglês, os/as alunos/as e famílias exercitaram a prática do vocabulário referente a “abilities”.

Para Fernanda Barreto, mãe da Sofia Codarin Pereira Barreto, da turma 1.2, esse momento é importante para a relação entre responsáveis, filhos/as e escola: “Acho importante essa proximidade da escola com os pais. Essas oportunidades são importantes para fortalecer a nossa conexão”, disse.

Confira mais fotos:

PRÉ I

PRÉ II

1º ANO