Notícias

Colégio São Luís celebra os primeiros estudantes a receberem Certificados IB

O Certificado abre portas em universidades de todo o mundo e dispensa outros exames de proficiência em inglês.

Na última quarta-feira, 16, o Colégio São Luís promoveu um evento para a entrega dos certificados do IB (International Baccalaureate) aos/às 13 estudantes formandos/as em 2022. Na presença de familiares, os/as alunos/as – pioneiros/as do IB no CSL – foram homenageados/as pelo diretor-geral Pe. Edison de Lima, SJ, pela diretora acadêmica Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian e também pelos/as coordenadores/as, orientadores/as e professores/as do colégio.

Como IB World School, o Colégio São Luís oferece aos/às estudantes a opção de realizar o Ensino Médio com integração entre o currículo brasileiro e o currículo IB, o que se chama de Diploma Programme (DP) e resulta em um certificado reconhecido por mais de 90 países ao redor do mundo. O processo de implementação do IB no CSL foi realizado entre 2018 e 2020, e essa primeira turma concluiu o curso em maio deste ano, tendo, portanto, todo o 2º semestre dedicado à finalização das demais etapas do Ensino Médio.

O coordenador de dimensão cultural do CSL, Antônio Serzedello, conhecido por todos/as como Tuna, lembrou em seu discurso que a missão do IB é “desenvolver jovens questionadores, curiosos e compassivos que ajudam na construção de um mundo melhor e pacífico por meio da educação que constrói compreensão e respeito intercultural”. Para Tuna, o IB é uma ferramenta potente para edificar o sonho de Inácio de Loyola de “formar homens e mulheres para os demais”.

Para exemplificar como a visão global de vida e de mundo do IB coincide com a pretensão da Companhia de Jesus de formar cidadãos globais, Tuna apresentou alguns dados importantes: “A Companhia de Jesus conta com 840 colégios em 72 países, tendo mais de 2 milhões e 90 mil estudantes, sem contar as instituições de Ensino Superior. O IB tem 1 milhão e 65 mil estudantes em 4.267 escolas, distribuídas em 147 países. A força de cada um dos currículos separadamente é muito forte. Esses 13 alunos presentes aqui hoje são duplamente privilegiados por terem sido formados com dois dos mais importantes e efetivos currículos da educação contemporânea”, finalizou.

As semelhanças entre as duas redes mundiais de educação também foram citadas pela coordenadora do IB, Andréa Rodrigues, durante o seu discurso: “O desafio de implementar um programa curricular internacional que tivesse uma integração com a filosofia e a visão jesuítas de formar homens e mulheres para o mundo não parecia fácil em um primeiro momento, mas o programa de Diploma do IB reúne diversas características que, combinadas com a visão inaciana, proporcionam aos alunos uma experiência de conhecimento que os integra ao mundo em que vivemos”, disse.

Para Andréa esse é um momento histórico no CSL, pois além de os/as formandos/as serem pioneiros/as na realização de um projeto, eles/as também superaram diversos desafios, entre eles, uma pandemia: “Para nós é uma realização ver que estamos contribuindo para formar jovens que olham o mundo com mais compaixão e tem mais responsabilidade nas ações que dizem respeito à nossa casa comum. Nosso grupo pioneiro superou grandes desafios durante a pandemia, como a adaptação ao novo programa e o ensino remoto. Eles foram vitoriosos nessa aventura, que tornou todos mais atentos ao próximo. Meus parabéns, queridos estudantes, por essa conquista. Desejo que possam vencer seus desafios e construir uma jornada com dignidade, coragem e sucesso”, concluiu.

No final da cerimônia, os/as estudantes do IB, representados/as pela aluna Isabela Goulart, fizeram uma homenagem aos/às professores/as e coordenadores/as que os/as acompanharam ao longo de todo processo do curso: “Independentemente do resultado descrito em cada certificado, é com muito orgulho e com uma gratidão imensa a todos que terminamos essa trajetória. Nesse momento, podemos dizer, com toda certeza, que o resultado de nosso amadurecimento como pessoas, como sala e como equipe foi superior àquilo que imaginávamos no início do curso. Tivemos uma jornada atípica e cheia de obstáculos. No entanto, com o nosso jeitinho chegamos até aqui. Queremos desejar boa sorte com as novas gerações do IB e esperamos ser a turma preferida de vocês. Torcemos para estarmos marcados no coração de cada um, assim como estão nos nossos”, concluiu.

Apesar de terem recebido os certificados IB, os/as alunos/as continuam no colégio até finalizarem a etapa do Ensino Médio. Segundo a coordenadora Andréa, após concluírem esse processo, cada um/a tem um direcionamento. Dentre os 13, há quem fará aplicação apenas no exterior, quem prestará vestibulares no Brasil e em universidades estrangeiras, e há quem resolveu dar uma pausa para viver outras experiências. Afinal o Diploma é uma experiência, uma opção de aprendizado e vivência acadêmica que, independentemente da escolha posterior do/a estudante, agrega em crescimento e visão de mundo. “A formação IB proporciona acima de tudo o desenvolvimento do protagonismo de cada formando. Eles saberão a hora certa para cada decisão”, finalizou Andréa.

Confira a galeria de fotos: