Notícias

Aprovados no vestibular 2023

Colégio São Luís comemora o ingresso de alunos/as em universidades nacionais e estrangeiras

Ser aprovado/a no vestibular faz parte do projeto de vida de muitos/as estudantes, e os/as alunos/as do CSL, mais uma vez, alcançaram esse objetivo, ingressando em universidades nacionais e estrangeiras, como: USP; Unesp; UFMG; Unifesp; Unicamp; PUC Mackenzie; FGV; Cásper Líbero; Insper; SAIC (School of the Art Institute of Chicago); FIU (Florida International University), em Miami; entre outras.

Desde o início da 3ª série do Ensino Médio, o CSL propõe um planejamento estratégico com o objetivo de orientar e preparar os/as estudantes para a entrada no Ensino Superior. É nesse período que eles/as escolhem entre as áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Para isso, participam de aulas de Mentoria, voltadas para a Orientação Profissional e para a construção do Projeto de Vida, e realizam revisões para os exames vestibulares com o auxílio de apostilas e diferentes recursos tecnológicos, além de simulados da Fuvest, do ENEM e da Unicamp (clique e saiba mais sobre o processo de estudos do EM).

Segundo Rafael Araújo, coordenador pedagógico do Ensino Médio Integral, “uma vez esclarecidas as metas a serem alcançadas, tais como as carreiras e as instituições de desejo, os alunos são estimulados a construir seu plano de estudos, procurando identificar, a partir da análise de seu desempenho nas avaliações e nos simulados realizados, quais deverão ser suas prioridades nesse processo”.

ENEM e provas de Redação

A prova do ENEM, assim como a prova de redação de outros vestibulares, costuma ser motivo de preocupação entre os/as estudantes. Pensando nisso e nas necessidades dos/as alunos/as em relação à leitura e à compreensão de textos, desde 2018, o coordenador do Ensino Médio Noturno, Paulo César Bacelar Pinheiro, adotou um método diferente e passou a envolver a análise de textos em todos os componentes curriculares.

“ Assim, trabalhando sobre o próprio texto, o aluno consegue entender o seu processo de autoria”

Fernanda da Silva Franco, orientadora educacional da 3ª série do Ensino Médio Integral

Também para ajudar os/as alunos/as na resolução das provas, o professor de história Wagner Ribeiro Soares explicou que em suas aulas foram trabalhadas questões de vestibulares e do ENEM referentes a todos os conteúdos estudados ao longo do ano: “Além de listas de exercícios com abordagens diferentes para aumentar o repertório dos estudantes, revisamos provas passadas do ENEM”, disse Wagner.

A orientadora educacional da 3ª série do Ensino Médio Integral, Fernanda da Silva Franco, que em 2022 era professora de Redação da mesma série, explicou que a preparação para a escrita de redação é essencialmente baseada no processo escrita-correção-reescrita: “Assim, trabalhando sobre o próprio texto, o aluno consegue entender o seu processo de autoria, como também desenvolver o raciocínio argumentativo e aprender, de forma bastante direcionada, com suas próprias escolhas de estrutura, língua e repertório”.

ENEM x Processo de aprendizagem

Para a professora de Português do EMN Rosana Fechio, o sucesso ou o insucesso no ENEM é uma resposta a um processo de aprendizagem que teve início nos bancos escolares do Ensino Fundamental e que terminou no Ensino Médio: “O momento de enfrentar esse resultado é uma espécie de fim de um processo que teve início há muito tempo. O ENEM não é um exame que avalia se você ‘entrou’; o ENEM avalia como você ‘saiu’ e o que leva para a vida adulta”, concluiu.

Esse processo de aprendizagem foi justamente o que Carol Chaves Farias, do Ensino Médio Integral, destacou. Aprovada em faculdades nacionais e estrangeiras, a estudante explicou que toda sua bagagem escolar foi importante para as suas conquistas. Entre as instituições nas quais Carol já foi aprovada está a London College of Fashion, onde ela irá fazer o curso de “Fashion Branding and Merchandising”. “Entre tantos métodos de estudo, o principal foi a organização”, disse.

A organização também foi um elemento determinante para Igor Vinícius de Oliveira, do Ensino Médio Noturno, que alcançou mais de 900 pontos na prova de Redação do ENEM e foi aprovado na faculdade Insper com bolsa integral e bolsa auxílio para estudar Direito. Além do foco em sala de aula, também realizava estudos individuais, reservando um tempo para os simulados, que fizeram toda a diferença para os seus bons resultados.

“Me ajudaram demais, seja com suas aulas muito bem-preparadas e muito didáticas, com ajuda na resolução de exercícios, ou até com incentivo e motivação”

João Pedro Bahiense Possídio Egashira, aluno do Ensino Médio Integral formado pelo CSL em 2022

João Pedro Bahiense Possídio Egashira, aprovado para o curso de Relações Internacionais na USP, intensificou os seus estudos se dedicando aos exercícios e à revisão. O estudante destaca como base fundamental para o seu excelente desempenho o apoio que recebeu dos/as professores/as: “Eles me ajudaram demais, seja com suas aulas muito bem-preparadas e muito didáticas, com ajuda na resolução de exercícios, ou até com incentivo e motivação”, concluiu.

Nesse sentido, a professora Rosana Fechio falou sobre a importância da parceria entre estudantes e professores/as: “Temos a convicção de que nosso papel na vida de cada aluno é uma parceria”; e citou um poema do escritor uruguaio Mario Benedetti intitulado “Vamos juntos”: “Con tu ‘puedo’ y con mi ‘quiero’ / vamos juntos compañero”. Ou seja: “com teu ‘posso’ e com meu ‘quero’, vamos juntos, companheiro”.

Vestibulares, aplicação internacional ou pausa?

O empenho do colégio nesse processo intenso de estudos vai além do nível técnico. A proposta pedagógica do Colégio São Luís tem seus princípios na Pedagogia de Inspiração Inaciana, que coloca o/a estudante no centro do processo educativo visando sua formação integral, ou seja, em todas as dimensões – intelectual, física, social, emocional e cultural – e para toda a vida.

“ Temos a consciência de que preparamos os/as alunos para que realizem os seus Projetos de Vida.”

Andréa Rodrigues, coordenadora do Ensino Médio International Baccalaureate (IB)

É importante orientarmos os/as alunos/as a terem clareza do seu Projeto de Vida para o momento que estão vivendo, explicou a coordenadora do International Baccalaureate (IB), Andréa Rodrigues: “Em 2022, formamos a primeira turma do IB: uns decidiram realizar aplicações em universidades no exterior, outros preferiram prestar vestibulares no Brasil, e duas alunas optaram por viajar pela Europa antes de qualquer decisão sobre cursos e universidades. Temos a consciência de que preparamos os/as alunos para que realizem os seus Projetos de Vida. Sendo assim, todas as decisões foram apoiadas”, enfatizou.

 

Confira as dicas de professores/as e antigos/as alunos/as do CSL para os/as vestibulandos/as de 2023:

::Estude muito, mas tenha atenção à saúde mental. 

João Pedro Bahiense Possídio Egashira, Ensino Médio Integral, aprovado para os cursos de Relações Internacionais, na USP e na PUC, e de Economia, na USP e na Unicamp.

“É muito importante que vocês prestem muita atenção nas aulas e façam vários exercícios, especialmente no processo de revisão. Mas também destaco que é essencial que vocês separem um tempo para vocês mesmos e consigam, de vez em quando, se divertir e relaxar da pressão e da ansiedade geradas pelo vestibular. Bons estudos!”

::Quer estudar em uma universidade estrangeira? Com dedicação e empenho, é possível! 

Carol Chaves Farias, Ensino Médio Integral, aprovada na LCF (London College of Fashion) para o curso de Fashion Branding and Merchandising e na UCA (University for the Creative Arts), em Farnham, Inglaterra, para o curso de Fashion Branding and Communication.

“Para estudar fora, você precisa de orientação, pois são muitas as vertentes que precisam ser levadas em consideração para a application. É necessário organização acima de tudo, apoio de pessoas queridas, vontade e sagacidade para estudar fora! É um processo muito intenso, mas que faz você desenvolver várias habilidades e se conhecer mais e mais.”

::Foque em seu objetivo.

André Bedone Azeredo, Ensino Médio Integral, aprovado para o curso de Física na USP e na Unicamp.

“Monte uma grade de estudos e siga-a sempre. Nunca esqueça seu objetivo e procure algo que te estimule a continuar estudando.”

::Seja treineiro.

Stefany de Oliveira França, Ensino Médio Noturno, aprovada para o curso de Medicina Veterinária na Universidade Cruzeiro do Sul, na Anhembi Morumbi, na UNICID e na Unisa. 

“Inicie os vestibulares como treineiro. Assim você se acostuma com a pressão de fazer as provas. O único método que vai levar você à aprovação é o estudo, porém não se esqueça de ter pausas e vida social. Se a aprovação não der certo de primeira, não tem problema, não há motivo para desespero. Seja determinado e se prepare melhor para as próximas tentativas.”

::Faça exercícios sobre o conteúdo que está estudando.

Igor Vinícius de Oliveira, Ensino Médio Noturno, aprovado para o curso de Direito, no Insper e na PUC, e para o curso de Filosofia, na UFRJ. 

“Minha principal dica para quem está se preparando para o vestibular, sem dúvidas, é a de fazer exercícios sobre o conteúdo que você está estudando. As listas de exercícios são o momento em que você pode errar e entender seu erro para não voltar a cometê-lo no dia da prova. Essa dica também vale para redação!”

::Confie no processo.

Brayan da Silva Araújo, Ensino Médio Noturno, aprovado para o curso de Administração na Unifai e para o curso de Relações Internacionais na UEPB e na Universidade São Judas Tadeu.

“Confiar no processo é o principal fator! O Colégio São Luís nos capacita de maneira integral para ingressar em uma universidade. Desse modo, acredito que realizar todas as dinâmicas oferecidas, bem como aproveitar as ferramentas fornecidas, é uma das dicas mais valiosas e eficientes.”

::Planejamento e concentração.

Mônica Diniz, professora de Sociologia (EMN)

“Eu oriento meus alunos desde cedo a planejar um tempo, mesmo que pequeno, para revisões de conteúdos, rever o que já não está tão fresco na memória, de anos atrás; organizar-se semanalmente com o tempo que têm, para fazer render. Há muitas outras dicas, mas o importante mesmo é a concentração quando se está estudando e o ânimo, pois essa preparação é mesmo exaustiva, as cobranças podem ser um peso, mas ao fim dessa etapa, valerá muito à pena.”

Clique e confira a lista dos/as aprovados/as no vestibular 2023