Notícias

Encontro com artista marca o encerramento da Exposição Arte com Texto

O artista plástico Wagner Kuroiwa expôs suas obras no CSL.

“A arte é energia em trânsito.”

Ontem, 10/04, foi encerrada a exposição Arte com Texto, de Wagner Kuroiwa. Desde o início de março, todos/as os/as estudantes – da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio – visitaram a mostra e tiveram a oportunidade de conhecer a união de artes plásticas e literatura. Para encerrar esse momento com chave de ouro, o colégio recebeu o artista para um encontro com os alunos/as do 5º ano.

“Crianças pintando é a definição mais cristalina e pura da arte.”

Wagner Kuroiwa, Médico e Artista Plástico em visita ao Colégio São Luís.

“A definição de arte mais comovente para mim, sabe qual é? Ver vocês pintando. Crianças pintando é a definição mais cristalina e pura da arte. Isso é emocionante”, disse Kuroiwa, que ainda explicou para as crianças que “nada existe até ser contado e que isso acontece por meio da arte, da música, da literatura e daquilo que nós contamos para as pessoas”. Após a conversa e inspirados nas obras de Kuroiwa, os/as alunos produziram suas próprias criações artísticas, que serão expostas em uma nova exposição intitulada Reminiscências de Wagner Kuroiwa.

Arte com Texto

Paisagens, desenhos, telas e papeis são acompanhados de contos, poemas e crônicas, todos de autoria do artista plástico, formando, assim, um diálogo de obras que é ora instigante, ora bem-humorado, ora comovente.

As cores fortes, de contrastes bem definidos, característicos de suas obras, ganham mais amplitude com depoimentos pessoais que conduzem o espectador a ver e a ler a um só tempo, seja pela provocação da curiosidade, seja para identificar elementos difusos e ocultos à primeira vista, mas que vão se decifrando como novas descobertas.

“As cores existem para sermos amigas delas. Eu, por exemplo, tinha medo do roxo até me tornar amigo dele”, disse Kuroiwa.

Estabelece-se, assim, uma parceria, uma cumplicidade pela identidade e participação no conteúdo do trabalho, cujos detalhes e nuances, agora acrescidos de palavras, alcançam o mais puro e cristalino sentido universal da arte.

Wagner Kuroiwa é médico e artista plástico. Desde a infância, demonstra interesse pelo desenho e pela pintura. Já foi condecorado com diversos prêmios. Suas produções artísticas já foram apresentadas nas principais galerias e em importantes eventos realizados em território nacional e internacional. Saiba mais sobre o artista e conheça sua galeria virtual clicando aqui.

Confira as fotos da exposição e da visita do Wagner Kuroiwa, ao CSL: