Notícias

A preparação da Páscoa no Colégio São Luís 

Confira como foram a Quaresma, a Campanha de Páscoa e a Semana Santa no Colégio São Luís. 

“Alegria ao raiar da aurora, nova vida nos iluminou. Na esperança brilha a luz da vida. Cristo vive, aleluia!” (Pe. Irala, SJ) 

A preparação para a Semana Santa teve início logo após a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 22 de fevereiro, quando houve a abertura da Campanha da Fraternidade com o temaFraternidade e Fome e o lemaDai-lhes vós mesmos de comer (cf. Mc 6,34-44). 

Quaresma e Campanha de Páscoa  

Na primeira semana da Quaresma, um grupo de 25 colaboradores/as de diversos setores do CSL participaram do Retiro Quaresmal, momento no qual manifestaram o desejo de entrar em comunhão com os passos de Jesus até sua Paixão, Morte e Ressurreição, através de orações pessoais diárias inspiradas nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. O retiro encerrou-se no dia 2 de abril, Domingo de Ramos, com um momento de partilha e de avaliação da experiência. 

Nesse período, também foi realizada a Campanha de Páscoa, na qual foram arrecadados aproximadamente 300 quilos de bombons. Os chocolates foram doados para: as unidades Taipas e Grajaú da Fundação Fé e Alegria – obra apostólica da Companhia de Jesus que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; as obras sociais do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra; e o Arsenal da Esperança, instituição que acolhe cerca de 1 200 homens em situação de rua. A entrega dos bombons ao Arsenal foi realizada por alunos/as da Catequese, que tiveram a oportunidade de conhecer o local, assim como a história e a missão da obra. 

Durante os quarenta dias da Quaresma, as aulas de Ensino Religioso também foram espaços importantes de preparação para a Páscoa. A Educação Infantil e o Ensino Fundamental I realizaram atividades sobre o real sentido da Páscoa, trabalhando os símbolos dessa festa e a sua relação com a ressurreição de Jesus, e vivendo momentos importantes como a encenação da última ceia e da cerimônia do lava-pés. O Ensino Fundamental II e o Ensino Médio se aprofundaram nas reflexões sobre a Campanha da Fraternidade de 2023. 

Semana Santa  

A partir do dia 30 de março, foram realizadas as Oficinas de Semana Santa para os/as estudantes da Catequese de Primeira Eucaristia e de Crisma. Durante os encontros, foram estudados os principais acontecimentos celebrados pela Igreja e que fazem memória à Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. 

A Semana Santa começou no dia 2 de abril com a celebração do Domingo de Ramos. Famílias, alunos/as e colaboradores/as participaram da procissão de ramos e da celebração eucarística presidida pelo diretor-geral do Colégio São Luís, Pe. Edison de Lima, SJ, na Capela Nossa Senhora do Bom Conselho, onde também receberam a bênção. 

Em um momento de profunda devoção e reverência, no dia 4 de abril, foi celebrada a Via-Sacra com os/as colaboradores/as, momento em que todos/as puderam acompanhar os passos de agonia e sofrimento de Jesus até sua morte na cruz. 

Presente de Páscoa dos/as Colaboradores/as   

Para colocar em prática um dos sentidos da Páscoa e experimentar comunitariamente a alegria da ressurreição, os/as colaboradores/as do CSL foram convidados/as a participar de uma dinâmica de integração: todos/as receberam um cartão com a representação incompleta de um dos momentos da Semana Santa – paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo -, e tiveram de procurar pelo cartão que completava a sua metade. Depois de reunir as partes, as duplas puderam retirar seus ovos de Páscoa e foram convidadas a deixar sua impressão digital na árvore da vida, símbolo de renovação da morte para a vida que nos acompanhará durante o Tempo Pascal. Ao longo desse período, o quadro da árvore da vida ficará exposto no CSL.

Assim, o Colégio São Luís vai caminhando de Páscoa em Páscoa, celebrando a fé e a esperança na ressurreição de Jesus Cristo. 

Acompanhe as celebrações religiosas do CSL nas redes sociais. 

Que todos/as tenhamos um lindo Tempo Pascal! 

Confira as fotos dos eventos de preparação para a Semana Santa:

Entrega de bombons da Campanha de Páscoa

Ensino Religioso para a Educação Infantil | Quaresma

Celebração da via-sacra 

Celebração do Domingo de Ramos

Entrega do presente de páscoa aos colaboradores