Notícias

Lançamento do Livro do 6º Concurso de Redação e Arte da RJE, de 2022

Fernando Guidini, diretor da RJE, parabenizou as produções e anunciou o tema da próxima edição.

Em um encontro online, foi realizado hoje (18), o lançamento do livro do 6º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), direcionado aos/às estudantes do 7º, 8º e 9º ano dos colégios jesuítas do Brasil. O tema proposto para essa edição de 2022 foi inspirado na Campanha da Fraternidade da CNBB desse ano, “Fraternidade e Educação”, sob o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31, 26).

Desde a primeira edição do concurso, em 2016, esse foi o primeiro lançamento virtual que reuniu estudantes, familiares e educadores da rede. Após uma apresentação do Concurso, três alunas – cujos trabalhos foram os mais votados – contaram sobre o processo inspirador e criativo para as produções.

Na sequência, o diretor da Rede, Fernando Guidini, parabenizou os/as participantes, destacou a sensibilidade dos autores e artistas e o compromisso da pedagogia inaciana frente ao projeto. Guidini aproveitou a ocasião para anunciar a 7ª edição do Concurso que foi inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema: “Fraternidade e Fome”, e com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16)

Livro: Fraternidade e Educação – Fala com sabedoria. Ensina com amor

A obra reúne os trabalhos que tiveram as melhores avaliações dos/as mais de 3.900 estudantes e educadores/as que votaram nas produções apresentadas pelas Unidades Educativas da Rede. Ao todo, foram selecionadas 78 produções de ilustrações, textos e fotos. Entre elas, seis são de autoria dos/as estudantes do CSL: com produções textuais, Giulia Borella Paschoalin e Manuela Malavolta Magalhães. Com produções fotográficas: Júlia Daher Silva e Júlia Frederich Chaves e produções artísticas, Ana Clara Tosi de Mello e Manuela Eboli Haddad.

“nossos adolescentes são motivados a vivenciar expressões do belo que perfazem a cultura humana, exercendo uma criatividade livre”

Professor Fernando Guidini, Diretor da RJE.

O concurso incentiva os/as estudantes a exercitarem a criatividade e o olhar crítico. A ação ainda fortalece o trabalho da rede jesuíta, que preza pela formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas, criativas e comprometidas.

“Por meio da Pedagogia Inaciana, nossos adolescentes são motivados a vivenciar expressões do belo que perfazem a cultura humana, exercendo uma criatividade livre, porém, atenta à realidade da vida que nos cerca. A obra sinaliza que os nossos autores querem mostrar, posicionando aquilo que é sensível à educação inaciana”. Professor Fernando Guidini, Diretor da RJE.

Confira o livro completo clicando aqui. As produções dos/as estudantes do CSL estão nas seguintes páginas:
Produções textuais: 34 e 71
Produções Fotográficas: 55 e 60
Produções artísticas: 19 e 62

Confira as fotos de momentos do dia de hoje: