Notícias

Equipes de âmbito do SQGE se reúnem para a autoavaliação da ação educativa do CSL

Quatro equipes foram formadas por colaboradores e famílias  

Como parte do cronograma de trabalho do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), os grupos formados por colaboradores/as e famílias deram seguimento à autoavaliação,  que permitirá conhecer como o colégio vem trabalhando nos últimos três anos. Para isso, os grupos avaliaram e levantaram evidências para cada um dos seguintes âmbitos: Pedagógico-Curricular, Organização, Estrutura e Recursos; Clima Escolar; Família e Comunidade Local. As evidências são baseadas nos indicadores da Guia de Autoavaliação.

Todos esses dados serão lançados em uma plataforma desenvolvida pela Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) para avaliação das evidências e para preparar os planos de melhoria, que serão trabalhados na 2ª etapa do SQGE, a partir de agosto. Nessa mesma fase, também teremos o retorno sobre o nosso Conceito de Qualidade que norteará o processo de melhoria. 

Depoimentos das equipes de âmbito: 

Equipe Família e comunidade   

A equipe de âmbito família e comunidade local tem se dedicado a entender a relação entre a escola e as famílias no papel que cada um exerce na formação integral de nossos alunos. Para isso, levantamos registros de experiências de formação, informação e interação entre escola e responsáveis, como atendimentos individuais, reuniões pedagógicas, aulas abertas, participação em campanhas e atendimento de demandas específicas.

Equipe Clima Escolar   

As discussões acerca da guia de autoavaliação feita pela equipe do Âmbito Clima Escolar têm reforçado como a cultura organizacional nos ajuda a compreender a instituição de forma humana e integrada. Podemos perceber que o Clima Escolar enriquece as relações humanas, promovendo maior entrosamento entre estudantes, educadores e famílias, a fim de promover uma educação de qualidade e formação socioemocional plena, visando o crescimento não apenas dos discentes, mas da instituição como um todo.  

O exercício de buscar a unidade de objetivos do colégio e promover a reflexão e discussão coletiva das culturas próprias e particulares do CSL serão oportunidades de crescimento, de aprendizagem e de transformação pessoal e coletiva para todos os sujeitos envolvidos nesse processo.

Equipe pedagógico-curricular   

A equipe que avalia o âmbito pedagógico-curricular é composta por representantes de todos os segmentos: coordenadores, docentes e colaboradores do setor administrativo. A diversidade na composição da equipe favorece a avaliação. Este âmbito avalia os processos que envolvem a gestão pedagógica e curricular do Colégio para o êxito da formação integral direcionando sua análise para a organização e estrutura do ensino, as metodologias desenvolvidas pelos/as docentes e as estratégias de acompanhamento dos/as estudantes.  

Equipe Estrutura e Recursos 

O trabalho da equipe de âmbito, organização, estrutura e recursos foi muito gratificante e abrangente. Ao longo de seis reuniões falamos sobre Estratégia Institucional, desenvolvimento de colaboradores, finanças, orçamento, infraestrutura e equipamentos.  

Acredito que todos estejam satisfeitos por terem participado desta equipe multidisciplinar que compartilhou conhecimentos e experiências. 

Confira mais informações e notícias sobre o SQGE no Colégio São Luís>>>