Notícias

Nossa Senhora da Estrada: padroeira da Companhia de Jesus

A devoção a Nossa Senhora da Estrada chegou ao Brasil com os padres e irmãos jesuítas.

A tradição mais antiga da invocação a Nossa Senhora da Estrada teve início no começo século XIII, na Itália. Nessa época um desconhecido colocou um quadro com a imagem de Maria e o menino Jesus, de autoria anônima, numa velha capelinha à beira da estrada, logo na saída de um dos caminhos que ligavam Roma ao interior.  

Surpresos, os viajantes começaram a parar diante da capelinha para orar a Deus pedindo a sua proteção com a ajuda da Virgem Maria. A divulgação do culto correu rápida alcançando toda a cristandade, do Ocidente e do Oriente. Muitas igrejas foram erigidas e colocadas sob a invocação de Nossa Senhora da Estrada. A mais antiga era aquela capelinha, mas foi derrubada, reconstruída e dedicada à Santa Maria da Estrada, onde o quadro original permaneceu para a veneração dos fiéis.  

Mais tarde, tornou-se uma igreja importante para a Companhia de Jesus, porque foi a primeira a lhe ser confiada pelo Papa Paulo III, em 1541. Três anos depois, anexa a ela se construiu a casa da Companhia de Jesus, ou ‘casa de La Strada’, onde Santo Inácio de Loyola viveu até o final da vida.  

De novo, em 1602, a igreja foi demolida, desta vez com parte da casa anexa, para dar para dar lugar à igreja titular da Companhia de Jesus. Entretanto, dentro do novo templo, chamado ‘Chiesa del Gesú’ construíram uma pequena réplica da capelinha para abrigar o quadro original da imagem de Nossa Senhora da Estrada. O dia de sua festa é 24 de maio.  

No Colégio São Luís, a sala de atendimento dos alunos do Ensino Fundamental I recebeu o nome de Nossa Senhora da Estrada. No espaço foi colocado um quadro da padroeira da Companhia, um retrato do quadro original que está em Roma, na Igreja do Gesú.