Notícias

Semana do Brincar no Colégio São Luís

Jogos, gincanas, brincadeiras livres e muita diversão marcaram essa semana especial no CSL.  

De 22 a 26 de maio, o Colégio São Luís comemorou a Semana Mundial do Brincar e ofereceu aos/às estudantes diversas atividades para celebrar essa prática tão essencial na vida das crianças. A data foi criada pelo movimento Aliança pela Infância com o objetivo de sensibilizar a importância do brincar e reforçar o quanto esse direito da criança precisa ser respeitado.

De acordo com a professora da Educação Infantil, Geise, brincar é parte importante da rotina das crianças no CSL, pois incentiva a imaginação e a integração entre elas. Ela explicou que nessa semana especial, as professoras regentes e as especialistas intensificaram os diversos momentos de entretenimento, conforme alguns exemplos abaixo.

Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I, durante as aulas de Teatro, as crianças vestiram pijamas para encenar uma história de mistério que aconteceu na natureza. Nas aulas de Língua Inglesa foi proposto um circuito que deveria ser percorrido pelas crianças de olhos vendados, seguindo os comandos em inglês dos demais componentes do grupo: walk, crawl, jump, turn, around, zig zag  

As turmas do 4º ano também se animaram nas aulas de Língua Inglesa, um karaokê com músicas no idioma fez com que as crianças soltassem a voz e se divertissem muito. A brincadeira What’s the time, Mr. Wolf? (Que horas são?) também contagiou os demais grupos do Ensino Fundamental I.  

Teve jogo da memória com os símbolos de diversas tradições religiosas nas aulas de Ensino Religioso. Aliás, jogos não faltaram. Muitas crianças trouxeram para o colégio jogos de tabuleiro, alguns, segundo a professora Tânia do 4º ano, pertenceram aos pais das crianças: “Brincar é a atividade primeira da criança. Para vivenciar essa experiência, os alunos trouxeram diferentes jogos de tabuleiro. Um dos meus alunos explicou que o jogo que ele trouxe ao colégio tinha 40 anos e foi um presente do avô dele”, disse Tânia.  

Para a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Simone Costa, o brincar é capaz de impactar a criança, pois desperta a curiosidade, trabalha com o movimento e estimula a construção de estratégias e formas de pensar. Ela ainda destaca que durante as interações com os colegas proporcionadas pelas brincadeiras, “as crianças também desenvolvem habilidades socioemocionais: aprendem a lidar com os sentimentos; compartilham, cooperam, trabalham em equipe e resolvem conflitos. 

Confira a galeria de fotos dessas e outras atividades que aconteceram na Semana do Brincar: 

Educação Infantil

Ensino Fundamental I