Notícias

1ª Festa Junina na sede nova: retomando a tradição

Cerca de 6 mil pessoas marcaram presença nesse tradicional momento de encontro da Comunidade Educativa e de celebração dos santos juninos.  

No último sábado, 03/06, o Colégio São Luís promoveu, pela primeira vez na sede nova, a sua tradicional Festa Junina. Além das barracas de brincadeiras localizadas no Pilotis e das apresentações feitas no Ginásio, a festa contou com uma ampla área de mesas e barracas de comida, instaladas no campo da Arena Ibirapuera, estabelecimento vizinho ao CSL, acessado pelo interior da escola. Distribuídas entre esses espaços, centenas de membros da Comunidade Educativa estiveram presentes para confraternizar e celebrar os santos juninos: São João, São Pedro, Santo Antônio e São Luís Gonzaga. 

A festa reuniu expressões culturais de diferentes partes do país: da tradicional quadrilha até a dança do boi-bumbá, passando pelo coco de roda e o forró. Com adereços confeccionados pelos/as próprios/as estudantes e coreografias vibrantes, as apresentações foram o auge de um processo pedagógico que começou há muitas semanas e envolveu um trabalho interdisciplinar dos componentes de Artes, Música, Teatro e Educação Física. 

Apresentações culturais   

As danças da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I contaram a história da festa junina no Brasil por meio dos seus elementos característicos. O Pré I encenou a história da fogueira, o Pré II homenageou o fogo e os/as estudantes do 1º ano, ao som de “Eu sou São João”, balançaram as bandeiras juninas, exaltando o valor cultural dessa grande festa nacional. 

Revisitando as tradições do Norte e do Nordeste do país, o 2º ano preparou uma coreografia baseada na dança folclórica do “bumba meu boi”. Ao som de “Boi voador”, as crianças trouxeram para a nossa escola a atmosfera mágica da lenda do boi-bumbá, o animal que foi morto e ressuscitou. Para enriquecer a dança, as crianças vestiram um cartaz com a imagem do boi, que haviam confeccionado nas aulas de Artes. 

A dança mais tradicional da Festa Junina – a quadrilha – foi apresentada pelo 3º ano. Partindo do enredo do noivo fujão, fizeram um lindo espetáculo, com direito a túnel, ponte quebrada, chuva e outros passos próprios dessa dança, bastante conhecida por todos nós. 

Transportando os espectadores para os estados da Paraíba e de Pernambuco, os/as alunos/as do 4º ano dançaram o coco de roda. Em uma apresentação que começou com a encenação de uma feira de cordel, as crianças mostraram a beleza desse ritmo, marcado pela batida forte dos pés no chão, que retoma as tradições indígenas e africanas. 

Concluindo as danças do EF I, o 5º ano trouxe para a quadra do CSL a “Feira do Mangaio”, famoso forró interpretado por Clara Nunes, baseado na Feira Central de Campina Grande. 

Para concluir as apresentações do dia, o 3º ano do Ensino Médio dançou a quadrilha do “terceirão”. Tudo começou com o “casamento” de três casais, feito pelo padre do festejo, o professor de Física André Leitão. O casório foi celebrado com a quadrilha, que contou com um momento de homenagem às famílias: cada estudante chamou uma pessoa especial das arquibancadas para dançar forró. Para terminar, os/as alunos/as mostraram aos seus familiares o grito de guerra do “Terceiro Imperial”. Representados/as pela imagem do leão que tremulava na bandeira da turma e acompanhados/as pelo som dos tambores rufando, os/as estudantes entoaram palavras de ordem sobre a força e a união do grupo. 

Diversão e gastronomia   

Enquanto as danças aconteciam, crianças, jovens e até familiares puderam se divertir com os jogos de argola, pescaria, tomba-lata, roleta, boliche etc. Outro atrativo divertido foi o Correio Elegante, promovido pelos/as adolescentes da 3ª série do EMI, que, em sua barraca, também venderam doces para arrecadar fundos para a formatura. 

Além da diversão, a festa contou com um extenso cardápio de comidas típicas e de outras nacionalidades. Pastel, arroz-doce, canjica, milho, espeto, comida japonesa e paella foram algumas das opções de pratos à venda. 

Ao término do dia, a sensação que permeava todos era a de que uma tradição de anos havia sido retomada. Depois da adoção de outros modelos de comemoração devido às restrições sanitárias dos últimos anos, nesse final de semana a Comunidade Educativa pode se reunir novamente e celebrar, com muita alegria, essa linda época do ano. Famílias reunidas sob as tendas, em um sábado de sol e céu aberto; crianças brincando e dançando; adolescentes do 3º ano celebrando o fim de um ciclo; colaboradores participando da diversão: este foi o clima experimentado por quem esteve presenta na 1ª Festa Junina do CSL em sua nova sede. 

Viva São João, São Pedro, Santo Antônio e São Luís Gonzaga!

 

        – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –    VEJA ABAIXO A GALERIA DE FOTOS  – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Também disponibilizamos as fotos das danças de todas as turmas em alta resolução,
para que possam baixar e guardar como recordação, clique aqui e confira!