Notícias

Hino de União fortalece identidade, laços de amizade e harmonia das turmas do Ensino Fundamental I

Criatividade por meio de composição, ritmo, melodia, desenho e pintura

Estudantes do Ensino Fundamental I expressaram a criatividade e criaram um hino de união e uma bandeira para fortalecer a identidade de suas turmas. Coordenada pelas orientadoras educacionais, a atividade foi realizada em diversos locais e momentos e contou com a participação ativa dos/as alunos/as. Cada turma escolheu seu mascote, que deveria ter características como amizade, fidelidade, força, união, criatividade, animação, comunicação, alegria, amorosidade, diversão, concentração etc.

Desenhos coloridos, mensagens positivas e vibrantes preencheram as bandeiras, que foram fixadas nas portas de cada sala de aula. “É como se fosse um lembrete de que as turmas são uma equipe que se respeitam e colaboram entre si para o crescimento do grupo. E ao olhar para a bandeira, eles/as se enchem de energia e entusiasmo para mais um dia cheio de aprendizado e diversão”, explicou a coordenadora pedagógica Simone Costa.

O processo de criação

Para conscientizar as crianças sobre a importância da identidade de um grupo, as orientadoras pedagógicas adaptaram suas abordagens de acordo com a faixa etária, garantindo assim uma compreensão adequada do tema, sempre considerando diversos fatores, especialmente o socioemocional . Camilla Cristina Arantes, orientadora do 4º ano, apresentou exemplos de marcas e times de futebol para ilustrar o conceito de identidade de grupo.

Ela mostrou como as marcas têm seus símbolos e cores características. Da mesma forma, os times de futebol possuem suas cores, escudos e hinos, que criam uma identidade única e fortalecem o sentimento de união entre os torcedores. Além disso, ela contextualizou o significado do Grito de Guerra e utilizou o esporte, como o Rugby, para exemplificar: “É essencial que os alunos compreendam como suas ações individuais contribuem para o bem-estar do coletivo. A compreensão de que o grupo precisa caminhar junto e abrir mão de algumas coisas em prol de outras é muito significativa para eles”, disse.

A orientadora pedagógica do 3º ano, Ednéia Ferraz de Lacerda, explicou que ao longo do processo, os/as alunos/as foram envolvidos/as em votações para a escolha do mascote, criação da bandeira e até mesmo da melodia do hino: “Tudo foi construído em conjunto, o que fez com que se sentissem representados e valorizados”.

“Tudo foi construído em conjunto, o que fez com que se sentissem representados e valorizados.”

Ednéia Ferraz de Lacerda,
orientadora pedagógica do 3º ano.

Ela também enfatizou a importância do trabalho conjunto das professoras de Arte, Música, orientadoras, professoras regentes e, no 3º ano, dos/as professores/as de Educação Física para o sucesso dessa atividade. Ednéia contou que após uma dinâmica que demonstrou a importância de cada aluno/a no grupo, os/as estudantes foram capazes de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula. Por exemplo, uma das turmas se inspirou na leitura do livro “Diário de Pilar na Grécia” e escolheu um ser mitológico para representá-los.

E claro, após todo esse processo, os/as alunos/as se reuniram por série na arquibancada do colégio e cada turma apresentou com alegria e muito entusiasmo as suas produções. Durante as apresentações, Simone Costa, ressaltou a importância do trabalho em equipe e afirmou que não existe o melhor hino ou a melhor bandeira, afinal quem vence sempre é a união e os valores construídos e aprendidos juntos”.

Simone ainda explicou que essa identidade construída acompanhará os/as alunos/as até o final do ano, lembrando-os da importância da união, amizade e respeito mútuo.

CONFIRA AS FOTOS DAS TURMAS:

1º ano EF I

2º ano EF I

3º ano EF I

4º ano EF I

5º ano EF I